Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Pessoas Manipuladoras II - Como as pessoas tendem a manipular?



Como as pessoas tendem a manipular umas as outras?

   Ø  O peso da culpa.  Esse comportamento manipulador serve para fazer com que você se sinta culpado e comece a agir como deveria, e não como você realmente quer e mantendo-se fiel ao que você acredita. Indicios de que está neste jogo: É caracterizado quando a pessoa joga seus erros em sua cara, também quando em um discussão apontam seus erros. Podemos adicionar o famoso jogo do culpar o inocente.
  
  Ø   O dono da verdade. Essa tática manipuladora serve para fazer com que a opinião do manipulador sobre seu comportamento prevaleça sobre a realidade, o que acaba se tornando um jogo de sentimento de culpa. Não importa o que você faça ou diga, o ato de você negar a opinião dele é prova de que ele está certo. Outra forma de saber quem está jogando este jogo, basta olhar nos diálogos e discussões, a pessoa tenta de alguma forma parecer que possuí a verdade, neste caso, a pessoa parte para agressões físicas e verbais, e também podendo utilizar uma falsa superioridade, mesmo que intelectual, contra seus opositores (como tentando rebaixa-los de alguma forma ou demonstrando superioridade).

  Ø  O telefone sem fio. Esse truque de manipulação é um tipo de pseudo-sociologia em ação. Para fazer com que você faça o que eles querem, eles alegam que “fulano disse isso” e que o certo é fazer desse jeito. Assim, eles se livram da responsabilidade e passam todo o peso dela para as suas costas. Essa tática também é conhecida como ‘tirar o seu da reta’. Quando a pessoa está em uma situação que não tem saída, para se livrar da culpa, tende como atitude, a apontar o dedo para alguém, desta forma amenizando seu lado. Mas quando isso acontece, teve o comportamento e o caráter dessa pessoa, que além de falar pelas costas, tenta te manipular para que não descubra e quando descobrir, que a culpa desta pessoa ‘seja menor’ em relação a você. Isso pode acontecer por medo de te perder ou por vergonha da descoberta.

  Ø  Os pit bulls. Esse método de manipulação consiste em provocar brigas. Assim, eles fazem com que você se sinta mal por coisas que não fez nem disse, mas pelas quais deve se sentir culpado no final. Dessa forma eles conseguem fazer com que você sinta pena deles para que possam manipulá-lo quantas vezes quiserem. Outro exemplo clássico, é o famoso culpar o inocente.

  Ø  Auto-piedade: Mas eu sou tão mal-amado/perturbado/vítima das circunstâncias, etc. Às vezes todos nós precisamos de um ombro amigo para chorar nossas mágoas, mas manipuladores experientes sabem como ser os “coitadinhos” que sempre precisam de mais atenção.

  Ø  Ego elevado e Orgulho: Pessoas que tendem a utilizar superioridade e arrogância, tendem a desvalorizar seus oponentes, através de táticas onde saia por cima de alguma forma, mesmo estando errado. Se alto intitulam, querendo ou não, como o líder ou dominador, sempre atacando o inferior.  Bruce Lee mesmo diz, covarde é aquele que mesmo sabendo que é superior, agrida e abusa, de alguém inferior.

           Favor olhar os jogos emocionais, para compreender diversas outras formas de manipular alguém, para obter o que se quer.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Pessoas Manipuladoras II - Como as pessoas tendem a manipular? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli