Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Razão X Fé: É possível conciliar?

Razão X Fé: É possível conciliar?

Não é de hoje que diversas pessoas tentam de alguma forma conciliar Fé e Razão. Os teólogos principalmente tentam demonstrar que não existe qualquer problema em conciliar Fé e Razão.

Por outro lado, eles ignoram que todos os esforços até hoje de conciliar Razão e Fé, falharam.

É muito fácil dizer que ambas podem ser conciliadas, mas será que eles estão certos em fazer está afirmação?

O maior problema entre Razão e fé, é que não existe forma da Razão se conciliar com a Fé mas a fé pode facilmente se conciliar com a Razão. A Fé não escolhe verdades, A fé significa a coragem de acreditar (sem qualquer desconfiança),em algo que nos foi prometido e ainda não vemos, mas que esperamos, baseados na Fidelidade da Palavra que nos foi dada ou também, Fé significa acreditar em algo sem possuir qualquer evidencia.

A razão no dicionário significa Uma Mente ou uma função usada para pensar. 

De fato todas as pessoas que se utilizam da Fé são pessoa que podem pensar, então elas estão se utilizando da razão para chegarem as conclusões que elas chegaram. O problema com está postura é que quando a pessoa se utiliza da fé, ela tem um grande problema.

Somente de analisar a definição de ambas podemos ver que ambas estão em conflito. Não é necessário ser um Eisntein para chegar a mesma conclusão.

Se não bastasse esses pontos importantes que são ignorados, eles insistem em tentar fundir fé e razão em uma unica coisa.

Uma dos pontos mais importantes e fortes contra a possibilidade de Fundir Fé e Razão, é que:
- Para a fé, não importa se a evidencia aponta totalmente contra aquilo em que se possuí confiança, de fato, mesmo contra evidencias, o individuo que se utiliza da fé, continuaria a acreditar mesmo sendo algo TOTALMENTE ILUSÓRIO. Que não existe.

A fé é algo relativo. A verdade em relação a fé, pode ser qualquer coisa que o individuo resolva acreditar. Se ele acreditar em Zeus, a fé dirá que isso é verdade. Se ele acreditar na Fada do dente, a fé dirá que isso é verdade. Se alguém acreditar em duendes, lobisomens, vampiros, anjos e assim por diante, a fé irá dizer que tudo isso é real e existe. A Fé nega evidencias e se utiliza de justificativas mesmo imorais, para manter aquilo que se é acreditado.

Mesmo com o ato de pensar, a fé domina e impera na decisão final. Portanto, não é possível fundir ou conciliar fé e razão, baseada na fé.

E utilizando a razão é possível conciliar Razão e Fé?

A razão não é apenas o ato de pensar, mas o ato de buscar a verdade, independente de qual seja ela. A fé te obriga a aceitar algo como verdade absoluta, acima de qualquer coisa, a razão questiona ‘verdades’ e puni ilusões.

O Papai Noel não existe, e toda a beleza do Papai Noel se dissipa, quando possuímos uma evidencia de que o Papai Noel não é real. Quando você descobre que o Papai Noel era seu Pai ou o drogado da esquina que estava faturando uma grana sendo o Papai Noel, sua fé no Papai Noel perde todo o sentido. 

Porque agora você sabe a verdade. É claro que a fé é algo que não se entrega sem lutar e o emocional de uma pessoa pode levar anos para acompanhar o lado racional. Por isso existe um atraso em aceitar a evidencia como legítima.

Diferentemente a Razão não trabalha por meios de adaptações, muito pelo contrário, quando novas descobertas são feitas, e contradiz o que se achava ser verdade, o que se achava ser verdade é descartado imediatamente e uma nova posição impera. A fé não trabalha desta forma, e mesmo que aquilo que seja acreditado seja falso, demoraria um bom tempo até a nova posição racional seja tomada.

Portanto é impossível conciliar a Razão com a Fé, mas é totalmente possível conciliar a Fé com a Razão, desde que quem utilize a fé, possua a maturidade necessária para mudar de posição quando aquilo que se é acreditado é confrontado com evidencias. Caso contrário a fé dirá ao individuo que aquilo que se é acredito é verdadeiro mesmo que não seja. A fé não precisa de evidencias, mas qualquer posição racional necessita de provas.

A fé é a que segue e tentar acompanhar a razão, a razão não para ou espera pela fé e muito menos tenta se conciliar com a fé.





  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

1 comentários:

  1. Muito obrigado você me ajudou a esclarecer muitas de minhas dúvidas continue assim !!

    ResponderExcluir

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Razão X Fé: É possível conciliar? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli