Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

terça-feira, 28 de julho de 2015

11 Passos para vencer a Dependência Emocional



Clique Aqui para Ler nossa Postagem sobre 'Como reverter a dependência emocional, ser mais feliz e manter a relação em equilíbrio?' . Eis os 11 Passos para sua Liberdade e também para ter o respeito que merece de volta: 

1º passo – Reconheça seu sofrimento  e lute contra ele

Eu não posso e  não quero mais sofrer. – repita isso todos os dias.

         Rendição não é o caminho, aceitação é: 

        1º identificar as perdas, aceitar e seguir a partir do que sobrou,
        2º identificar os comportamentos e atitudes que te levam a sofrer e
        3º Lutar para trazer equilíbrio mesmo que as forças acabem.

2º passo – Objetivos iniciais

Eu posso,  Tenho confiança em mim, acredito que conseguirei sair desse sofrimento. Então:  

> Fazer uma lista de seus objetivos e de comportamentos negativos e comportamentos que acha ser positivo.
        > tente melhorar auto estima como puder;
        > valorizar as pequenas mudanças que fizer, não importa qual seja.
        > Se premie por atingir qualquer um que seja seus objetivos.
        > devolver a sanidade é devolver o domínio da vida. Em outras palavras, comece a ser mais racional e a impor limites nas próprias emoções.

3º passo – Lide com suas crenças limitantes e a auto defesa da acomodação

Preencher o vazio e lidar adequadamente com a realidade evitando crenças limitantes:

> Eu vou fazer amanhã: Não, você fará hoje. Não deixe para amanhã para resolver um problema que pode ser resolvido hoje.
        > Eu sou Assim: Não você não. Busque maturidade emocional e conhecimento, e compreenderá que você não é assim, mas que está agindo seguindo sua dependência emocional e sua dependência emocional está te prejudicando, Te levando a pensar que ‘você é assim e é assim que deve ser’.
        > Não irei conseguir: Naturalmente seu cérebro acionará o sistema de defesa e da acomodação. Essa é a forma que nos leva a querer manter o que temos, a evitar perder e a fazer o que é necessário para manter o que temos.  Porém para um dependente emocional, essa sensação é muito forte, por isso é necessário ser forte e buscar forças para levantar e fazer o que deve fazer. Você pode conseguir e vai conseguir, porém deve passar pela fase do ‘não irei conseguir’.
        > Não quero ser mais eu : Você deve ser você, caso contrário perderá sua identidade e nada pior do que sofrer por não ser quem é, quem gostaria de ser. Faça as coisas que gosta, mesmo que faça sozinho(a).

4º passo – Hora de se encontrar com quem você realmente é

> Encontro com seu Eu verdadeiro que estava preso em uma prisão criada por sua mente. Isso irá te libertar, te dar claridade e finalmente dará o valor necessário para a liberdade emocional.  Os primeiros passos são os mais terríveis, mas é possível conseguir, basta se esforçar, buscar ajuda profissional como psicólogos. Para se reencontrar volte a fazer as coisas que gosta, tenha hobbys, tenha objetivos, planos, viagem, mesmo que seja obrigado a fazer isso sozinho.

5º passo - Reconheça aquilo que te leva a ser um dependente emocional:  

         > os sentimentos,
> mecanismos de defesa,
        > medo do desconhecido, de perder a pessoa e medo de ficar sozinho(a)
        > Seja honesto consigo mesmo e é normal que se sinta mal e para baixo. Isso é necessário antes da mudança real acontecer. Primeiro deve sofrer, para conseguir ser livre.
        > identificar, reconhecer e ratificar os comportamentos doentios e perdas.

Uma vez que reconhecer aquilo que te transforma em dependente emocional poderá trabalhar em cima para consertar a partir do agora o que sobrou.

6º passo – Primeiros passos para a mudança

Hora de Dizer: Estou pronto para efetuar as mudanças. Não adie, e é hora de substituir posturas negativas que estão te prejudicando por posturas positivas que te auxiliam a encontrar um equilíbrio em sua relação.

7º passo - Hora das mudanças, você está pronto.

        > Identifique comportamentos e atitudes que estão te impedindo de conquistar seus objetivos e tente corrigi-los dia após dia. Isso mesmo escreva em um papel os comportamentos e atitudes e sempre se recorde deles. Seu objetivo, sua dedicação e foco lhe permitirá a não ser mais a pessoa que sofre tanto na relação. 

        > Após identificar tais comportamentos é hora de procurar soluções para cada um deles. Quando perceber tal comportamento e atitude tente fazer o total oposto, ou seja, se sempre utiliza uma resposta como ‘Sim’, Diga ‘não’ e veja quais as reações e o que poderia fazer após as reações. A única forma de contornar os problemas de dependência emocional é fazendo o oposto do que vem fazendo e ir se adaptando as novas mudanças. Somente você pode fazer isso.

8º passo - Auto-conhecimento, individualidade e Liberdade

> Após identificar os comportamentos e atitudes que estão te fazendo mal, é hora de se auto conhecer melhor. É hora de voltar a ser a pessoa que tanto quer ser. Tenha hobbys, Leia, estude, tente se conhecer melhor e aos poucos irá adquirir tanto o respeito da pessoa que tem ao lado e ao mesmo tempo reconquistará seu próprio respeito.

9º passo – Ter raiva e ódio é normal

A pobre vítima do feitiço da paixão que gera a dependência emocional, sente que as forças lhe escapam, lhe faltam e não sente o menor ânimo de lutar contra sua decadência. Sofre terrivelmente e há casos em que até se entrega as drogas, ao álcool ou comete suicídio. Porém se consegue reunir forças e lutar até realmente se desapaixonar ou a voltar a um estado de controle e equilíbrio emocional, volta a enxergar a realidade, compreende a monstruosidade da qual foi vítima e desmascara a pessoa que a oprimiu, devolvendo-lhe o próprio inferno ao qual criou ou se livrando da pessoa e tentando esquecer de tudo que aconteceu, conquistando o equilíbrio na relação ou seja, virar o livro (apagar o passado para viver um novo futuro) de forma definitiva.

> A dor, a raiva e o ódio podem te ajudar a superar sus situação, mas também compreenda que perdoar a si mesmo e reescrever sua história lhe permitirá não sofrer mais.
        > Não existe reparação sem justiça. Mesmo que repare os comportamentos e atitudes negativos e ruins, é necessário que nunca mais passe por eles. Isso quer dizer que de nada adianta mudar tais comportamentos se a pessoa a seu lado continua a não ser punida por seus atos. Quando digo punir, significa punir comportamentos e atitudes negativas de seu parceiro, com silencia, afastamento, indiferença, desta forma a pessoa perceberá que não está mais te afetando e passará aos poucos a te respeitar.

 Os primeiros dias são muito, mas muito importante. Isso porque a pessoa não acreditará que você está mudando então é necessário ter maior paciência e evitar dar o braço a torcer ou voltar atrás, até que a pessoa compreenda que as coisas começaram a mudar. Mesmo que não consiga de inicio, não pare de tentar, uma hora conseguirá acertar e a pessoa compreenderá que a mudança chegou e ela não pode fazer nada para continuar a te usar e manipular.

10º passo – Hora dos Reparos

        Se não colocar respeito e honestidade comigo, meu companheiro continuará a me tratar mal. É necessário reparar o que tem dentro de si mesmo, e ao mesmo tempo reparar e ir consertando os buracos em nosso coração. Somente nós podemos fazer isso e não a pessoa que temos ao lado.

        A recaída emocional é possível e pode acontecer, porém levante-se novamente, vez após vez, queda após queda. A questão não é vencer, mas sim equilibrar e no equilíbrio o erro é bem vindo.

11º passo- Reavalie todos os passos e suas listas de comportamentos e atitudes todos os dias

Reavaliar todos os passos diariamente para que saiba quais são seus objetivos e prioridades, desta forma estará dando forças para si mesmo e poderá vencer a pressão e a dor. Não será fácil, porém não existe borboleta sem a dor de passar por sua metamorfose.  


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: 11 Passos para vencer a Dependência Emocional Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli