Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Entrevista sobre Dependência Emocional



Perguntas e Respostas sobre DEPENDENCIA EMOCIONAL (entrevista cedida a Jornalista Regiane Monteiro)

por Rita Maria Brudniewski Granato - ritagranato@ritagranato.psc.br



1 - Mini currículo
Rita Maria Brudniewski Granato. 55 anos. Psicóloga Clínica Exerço a maior parte de minhas atividades em consultório particular, no Rio de Janeiro, Barra da Tijuca.
Sou Psicóloga Clínica há mais de 30 anos, com formação Psicanalítica e com especializações nas áreas de Psicologia Clinica, Hipnose e Terapia Floral. Escrevo artigos para revistas eletrônicas e sites (ex: www. somostodosum.com.br ).

2 - O que é dependência emocional?

É um padrão persistente de necessidades emocionais insatisfeitas, vindas da infância,que tentam se satisfazer desadaptativamente com outras pessoas

3 - Como saber se o sentimento representa apenas sinais de afeto e carência ou se transformou em dependência emocional?

Suas relações são exclusivas e “parasitárias”. A necessidade do par, ou do amigo, filho, etc. é realmente uma dependência ,como se produz nas pessoas que usam drogas,o que gera no outro um sentimento de ser invadido ou absorvido. O dependente quer dispor continuamente da presença da outra pessoa como se estivesse “enganchado” a ela. Procurará continuamente ao seu par no trabalho, pedindo que renuncie sua vida privada para que estejam mais tempo juntos, demandando sempre a ela atenção exclusiva e sempre lhe parecerá insuficiente. Esta possessão ou domínio é uma tremenda necessidade de afetiva

4 - Existem tipos de dependência emocional? Quais seriam eles?
Não existem tipos de dependência e sim uma variação no grau desta dependência, isto é podem existir qualidades diferentes de dependência e não quantidades. Quem é dependente emocional o é.

5 - Quais as atitudes que sinalizam dependência emocional por parte da mulher?

Tanto na mulher como no Homem as características são as mesmas. Aqui exporei algumas:
a) Necessidade excessiva de aprovação pelos demais
b) Gostam de relações exclusivas e parasitárias
c) Seu desejo de ter um parceiro é exageradamente grande
d) Geralmente adota posições assimétricas nas relações, como a subordinação
e) Essa subordinação é uma forma de controle do outro, se dá para receber, assim acha que manter a relação.
f) Não consegue preencher o seu vazio interior com a relação, apenas o atenua.
g) O fim da relação se torna um verdadeiro trauma, logo procura outro parceiro com o mesmo ímpeto


6 - Qual é o perfil de mulher que ama demais?

A mulher que ama demais esta acostumada com aspectos e comportamentos negativos, e ela estará mais confortável com eles que com seus opostos. Ela terá os mesmos sentimentos e enfrentará os mesmos desafios que encontrou ao crescer: ela é capaz de reproduzir a já tão conhecida atmosfera da infância e usar os mesmos artifícios nos quais tem tanta prática. Mesmo que seu comportamento não seja correto e que seus sentimentos sejam desconfortáveis, é o que ela conhece melhor. Ela tem aquela sensação de pertencer ao homem que a permite, como sua parceira, dançar o que ela conhece melhor. È com ele que decide tentar fazer o relacionamento dar certo, reeditando um relacionamento destrutivo. Restabelecendo e experimentando novamente relacionamentos infelizes, numa tentativa de torná-los controláveis, para dominá-los.

Clique Aqui para Ler toda a postagem!
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Entrevista sobre Dependência Emocional Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli