Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Como Lidar com Pessoas Narcisistas?


       A primeira pergunta que temos que responder é quem são as pessoas que se encaixam como narcisistas e porque?

Pessoas diagnosticadas pela psiquiatria como narcisistas, são identificadas por:

- Revelarem-se portadoras de um padrão de grandeza que as faz crer superiores aos demais,
- Requererem constante atenção e admiração,
- Serem supersensíveis à avaliação alheia (são melindrosas),
- Carecerem de empatia (têm capacidade reduzida de colocar-se no lugar do outro) e

- Serem egocêntricas (todas suas preocupações giram em torno de si mesmas).

As mentes deles são limitadas de tal maneira que os impede de enxergar a si mesmos, e seus mundos estão limitados inteiramente ao ambiente interno, excluindo o externo. Eles tendem a se aproximar de pessoas que simpatizam ou estão a mercê de suas ideias, em outras palavras um narcisistas pode ter uma de diversas características como dificuldade em lidar com a oposição, em lidar com as criticas, em lidar eficientemente com a rotina. 

Pessoas com características narcisistas estão mais aptas a traição, e em muitos casos justificam a traição colocando a culpa em seu companheiro ou ex-companheiro. Geralmente pessoas com características narcisistas tendem a procurar validação com frequência. Muitas pessoas podem ter características narcisistas porém não são narcisistas. Por exemplo, alguém pode estar muito chateado pelo forma como recebeu uma critica, porém isto não significa que a pessoa seja narcisistas. Porém a diferença entre uma pessoa que não gosta de receber criticas de um narcisistas, é o narcisista além de não aceitar a critica ou entendê-la, tende a ver a própria pessoa como negativa e ignorar que ele possa estar fazendo algo de errado ou negativo. 

Uma pessoa narcisista tem grandes dificuldades em se colocar no lugar de outra pessoa, o que pode gerar maiores problemas em um relacionamento ou no convívio em família. Outro ponto importante é que uma pessoa narcisista tem enorme dificuldade em abrir a mão para ajudar sem ter um real motivo que possa a beneficiar de alguma forma. 

Identificando um Narcisistas

(A) Um narcisista simplesmente não consegue compreender o ponto de vista de outra pessoa, e não pode sentir o que o outro sente, o que significa que ele age apenas em benefício próprio. 

(B) Reflete pouco ou nada sobre suas próprias ações. Eles precisam ser constantemente admirados e acham que merecem ganhar o melhor tratamento possível. Como Refletem pouco em suas ações, tendem a buscar aquilo que os fazem felizes ao invés de buscar aquilo que seria melhor. Uma frase muito utilizada: Entre o certo ou errado prefiro aquilo que me faz feliz. Se um narcisista traí, o mesmo não se sente culpado e se sente ameaçado tende a culpar a outra pessoa pelo ato da traição: 'Você não me dava atenção' ou 'você era muito chato e desinteressante'. O mais importante é que o narcisista não se simpatizará contigo após a traição e em muitos casos tentará esconder se não for descoberto. 

(C) Um narcisista tenta diminuir a importância de suas emoções, para que eles se sinta satisfeito. Um exemplo clássico do qual podemos encontrar muitos narcisistas são os cafajestes. Muitos deles(as) possuem muitos pessoas no 'bando' ou de 'lanche', da qual estão com ele pelo que sentem. Uma pessoa que tende a ser inocente, tende a ter menor controle sobre suas emoções e assim tende a se envolver em situações complicadas e ter suas emoções extremamente diminuídas, em muitos casos não tendo valor algum. Quanto mais agradar, dar presentes, tratar bem, maiores são os motivos para o narcisista pisar em cima, ignorar, maltratar, tirando assim o máximo de você e o fazendo sofrer, enquanto o narcisista continua bem com sua vida.

(D) Narcisistas adoram jogas emocionais e manipuladores de forma exagerada, sem controle. Apreciam ver o quanto podem controlar uma pessoa e o quanto de poder tem sobre elas. Quando chegam ao limite e se cansam tendem a buscar outra coisa para saciar seu desejo ou vontade. Pessoas que conhecem os jogos, naturalmente evitam se envolver com essas pessoas, pois sabem a dor de cabeça que elas são. 

Evitando os Narcisistas

Narcisistas tendem a serem pessoas que evitam ser um apoio a outras pessoas. Em muitos casos pessoas que demonstram suas emoções são vistas como fracas e desinteressantes. Como possuí enorme dificuldade em se colocar no lugar de outra pessoa, o narcisistas tende a evitar momentos assim, a não ser que ele seja a pessoa contando sobre o que sente. Eis algumas coisas que podemos fazer quando estamos envolvidos com um narcisistas em nosso meio social ou em um relacionamento:

(A) Certifique-se de não estar sendo prejudicado(a) pelo comportamento do narcisistas. Em outras palavras evite contato com um narcisista quando precisar, saiba suas necessidades e tente melhorar a partir delas. Se saber o que quer e ter pessoas que possam te auxiliar, não irá necessitar tanto do narcisista e assim suas necessidades emocionais principalmente, vão estar em equilíbrio. 

(B) Caso se sinta exausto pela carência (a necessidade constante de elogios, validações, atenção e paciência), então você precisa repensar seu relacionamento com o narcisista. Se estiver sendo abusado por ele (manipulado, constantemente depreciado, tratado como se fosse alguém sem valor), você precisa sair da relação imediatamente. 

Como se dar bem com uma pessoa narcisista?

(A) Não tente falar sobre seus próprios problemas com ele. Afinal de contas, ele simplesmente não conseguirá sentir empatia e rapidamente voltará a conversa para si.

(B) Eles gostam de falar sobre si mesmos então deixe-os falar. 

(C) Tendem a possuírem dificuldade com criticas, oposição ao que querem ou dizem, entre outros, então evite utilizar criticas ou negar o que o narcisista estão dizendo.

(D) Como o mesmo possuí pouca empatia com o próximo, o mesmo tem maior prazer de falar de coisas que o mesmo aprecia ou que envolva ele mesmo. Quanto mais eles falam sobre as coisas que gostam ou apreciam, mais sabemos sobre eles e assim podemos nos adaptar melhor a eles. 

(E) Eles possuem enorme dificuldade em lidar adequamento com suas emoções negativas, por isso evite abordar ou querer explicações quando a pessoa não estiver muito bem, ela pode levar para o lado pessoal e uma conversa que iria ajudar poderá complicar ainda mais  a situação. Se tem dificuldades em como abordar adequadamente uma pessoa quando ela não está bem, isso quer dizer que você não conhece bem a pessoa da qual está envolvida ou se envolvendo. 

(F)  Defina seu próprio valor de outras maneiras, se não está conquistando o valor que deseja com o narcisistas, tente de outra forma.

(G) Um narcisista ou pessoas que possuem tendências narcisistas, tende a utilizar tudo o que podem contra você quando algo dá errado ou a pessoa não se sente bem. Além de se fazer de vítima e te culpar em muitos casos, qualquer informação ou acontecimento entre os dois rapidamente entram em jogo mesmo que a discussão não tenha nada a ver com o que o narcisista está dizendo. Cuidado com o que diz ou passa com o narcisista.

(H) Evite ser um livre aberto, narcisista perdem o interesse com frequência quando sabem muito ou tudo sobre alguém. 

(I) Narcisista possuem enorme dificuldade em lidar adequadamente com suas emoções, por isso quando estiver discutindo com um narcisista com frequência o mesmo utilizará diversos assuntos que se remetem a como ele se sente. A intenção de um manipulador ou narcisista, é vencer a discussão. Por isso discutir ou conversar sobre assuntos polêmicos com essas pessoas é sempre algo difícil de se fazer.

(J) Suas crenças pessoas são o que importa. Se você não aceita-las eles automaticamente te colocam em uma posição incomoda, porém se eles querem algo de você, eles podem se colocar na posição de pessoas maduras e conscientes. Porém assim que conseguem o que quer ou algo dá errado eles mostram quem são. Se quer se dar bem com eles, evite contradizer o que eles acreditam.

(L) Gostam de passar uma boa impressão logo de inicio, em muitos casos demonstrarem que são pessoas maduras, conscientes, porém após conquistarem o que querem, mostram suas garras e suas verdadeiras intenções e sua vida provavelmente será muito afetada por causa disso.

(M) Saia do “jogo da culpa”. Um narcisista, obviamente, não faz nada de errado em sua mente. Isso significa que ele precisa culpar os outros por quaisquer falhas. Em algum ponto, a culpa será sua. Em vez de tentar discutir, ou explicar como isso é culpa do narcisista, ou ser afetado emocionalmente, você precisa estabelecer limites. 

(N) A coisa mais importante a ser lembrada é o cultivo de uma atitude não-responsiva em relação ao narcisista. Se você tem um narcisista em sua vida, haverá decepções, mentiras e diminuições. Não responda – é como um jogo de queimado, só que você não pode pegar a bola e jogá-la de volta. Permita que a bola (os insultos, os joguetes, etc.) não lhe atinja e quando lhe atingir saiba colocar o narcisista em seu lugar e impor limites. Eles te respeitam por impor limites do que por ser um livro aberto.

(O) Você jamais conseguirá corresponder às expectativas dele. Ele espera que alguém se concentre apenas nele.

(P) Tente não levar a sério as críticas do narcisista, lembrando-se de que as mesmas vêm de alguém cuja visão do mundo é muito desequilibrada.

(Q) Se ele estiver lhe rebaixando constantemente (seja um cônjuge, um pai ou um chefe), encontre alguém confiável com quem você possa conversar (um amigo confiável, um conselheiro, etc.). Se puder, consiga se afastar do narcisista para se recuperar.

(R) Visto que um narcisista exige atenção constante, sorrir e balançar a cabeça são ótimas maneiras de dar ao sujeito o que ele quer sem maiores interações. 

(S) Persuada o narcisista de que o que você quer o beneficia. Se você precisa de algo de um narcisista, a melhor maneira de conseguir isso é fazer o pedido de maneira que sugira ao sujeito que ele se beneficiará de algum modo

(T) Apresente críticas construtivas em termos dóceis. O narcisista jamais aceitará as críticas diretas. Ele ou ela provavelmente pensará que você está com inveja ou que simplesmente está sendo rabugento, e irá desvalorizar sua opinião. Evite infligir humilhação, mesmo que seja tentador fazê-lo. Expresse-se com uma perspectiva diferente, fazendo o narcisista acreditar que ele ainda está em vantagem.

(U) Quando criticados, os narcisistas sentem-se vítimas da inveja e da incompreensão. Porém, quando acolhem críticas (neste caso o crítico deve ser alguém considerado extremamente importante), afetam-se como se fossem as criaturas mais abjetas e desprezíveis do planeta (afinal, eles têm que ser o máximo e, se não podem ser Deus, que sejam pelo menos o Diabo!), caindo em profunda exasperação.

(V) Para conquistar essas pessoas além de permitir a pessoa falar, simpatize com seus pontos de vista, com aquilo que o narcisista acha importante e o mesmo tenderá a ter uma maior conexão com você. Lembre-se ouvir não é agradar.

E se fez tudo isso e não deu certo?

Existe uma última coisa a se fazer: a Intervenção. Muitas vezes o narcisista não acredita estar fazendo algo de errado, porém a ajuda de um profissional ou da família intervindo possa ajudar a resolver. Se mesmo assim não ajudou ou você tem que aceitar a situação ou se afastar.  É muito complicado estar em um relacionamento com um narcisista, o mesmo diminuí, nos coloca pra baixo com frequência, por isso é importante se preocupar em melhorar a si mesmo e suas características. Quanto mais se blindar, menos será a atingido, além do mais de quem busca saber como lidar com manipuladores, tende a aprender como a controlar e evitar os manipuladores utilizando o jogo deles contra eles mesmos. 














  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

3 comentários:

  1. Adorei seu Blog e gostaria de ter um parecido mas não sei fazer. Indique-me a quem fez que eu pago pelo trabalho. Contato: amigo.57@hotmail.com militar49es@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olha, sou apaixonado por uma menina narcisista, e sei que é muito difícil conviver com pessoas assim... Além de não ser correspondido, ela frequentemente me magoa com seu excesso de vaidade e amor próprio. Estou lutando com todas as minhas forças para esquecê-la e seguir em frente, pois não quero gente assim na minha vida.
    E o pior de tudo é que ela tem uma filha ( menininha linda por sinal ) e não me agrada nem um
    pouco que ela cresça seguindo o mesmo exemplo da mãe. Vaidade excessiva e narcisismo não fazem bem à ninguém.

    ResponderExcluir

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Como Lidar com Pessoas Narcisistas? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli