Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sábado, 4 de abril de 2015

A Arte de Argumentar: um bom debate é feito com regras bem estabelecidas.

   Muitas pessoas encontram enorme dificuldade na argumentação porém   um bom debate é feito com regras bem estabelecidas. Seguir tais regras é de vital importância para o bem do debate. Uma epidemia nunca vista antes atinge nossa sociedade, que é justamente pessoas que possuem enorme dificuldade ou desconhecem totalmente as regras que permitem que um bom debate aconteça.




1.                      Evitar Qualquer ofensa pessoal: Se não puder oferecer isto, não continuarei neste debate

2.                      Respeito ao adversário, ataque o argumento adequadamente. O argumento é o que importa. Se não puder fazer isso, não tenho qualquer interesse neste debate.

3.                      Diminua a arrogância, não irei continuar a debater ou a argumentar com alguém que tem como verdade absoluta que a posição do adversário está errada antes de avaliar se a mesma está errada. Se este for o caso, está se colocando na posição de correto ou de possuir a verdade. Se não puder fazer isso, me afastarei deste debate e você poderia dizer o que quiser depois como 'ele está fugindo' quando na verdade estou evitando problemas no debate. 

4.                      Palavras como falácia devem ser utilizadas somente quando a falácia ocorrer e não antes dela ocorrer. Ou respeite este ponto também, ou estou fora.

5.                      Palavras como Refutar deve ser utilizadas corretamente e somente devem ser utilizadas após o termino do debate ou quando um determinado argumento for refutado. Utilizar a palavra refutar antes de refutar alguma coisa não deve ocorrer. Ou respeite este ponto ou me afastarei deste debate.

6.                      Mantenha um bom tom para o debate. Se não puder respeitar isso também me afastarei deste debate. Muitos debates acabam se tornando um caos, não porque os indivíduos querem, mas pela forma em que debatem gera o problema. Manter a conversa saudável é muito importante.

7.                      Aprenda a ouvir e a dar espaço para seu adversário: Um dos piores pontos em debates é o problema de ouvir adequadamente o que está sendo dito. Muitas pessoas preferem fechar os olhos para a oposição e aceitar somente aquilo que está defendendo, o que se encontra nas regras 3,4 , 5 e 6.

8.                      Mudar de Assunto: Muitos debates perdem o seu foco quando mudam de assunto, por exemplo, alguém está falando sobre como lidar com as criticas e então a pessoa muda de assunto entrando em outro assunto com pouca relação com o assunto principal. Tal posição impede que o debate siga um caminho onde ambas as pessoas possam entrar em um acordo sobre um mesmo assunto. Este problema é conhecido como Desonestidade Intelectual.

9.                      Não negar as consequências lógicas de seu argumento: este é um problema que acontece com muita frequência. É muito comum muitas pessoas utilizarem diversos argumentos porém ignorarem as consequências lógicas de tal argumento. Isto pode gerar muitos problemas em uma argumentação.

10.                   Evitar utilizar justificativas em seus argumentos: Este ponto é muito comum e na vida real é muito ruim ficarmos ouvindo pessoas justificando seus atos, até mesmo os piores. Quando falamos sobre debates, normalmente muitas pessoas justificam sua posição para que ela continue válida, o que é uma forma de negar que estão errados ou que podem estar equivocados em seu ponto de vista. Por exemplo, justificar um crime que cometeu com ‘a pessoa merecia’ não diminuí seu crime, apenas demonstra que você não está apto a seguir regras e como é uma argumentação, não está apto a seguir as regras da lógica. Ou seja, prefere que sua opinião se mantenha independente se ela está certa ou não, se está parcialmente certa ou não, ou se está absolutamente errada.

11.                   Aceitar uma posição parcialmente certa: Em muitos debates, é comum que muitos argumentos possuem bases. Porém nem toda base é aceitável. Em um debate aceitar parcialmente uma posição porque ela pode estar correta em partes, não evita dela continuar errada. Por exemplo: ‘Toda história tem dois lados, mas sempre preferimos acreditar naquele em que alguém fez algo terrível e cruel’, perceba que a frase está parcialmente correta, pois de fato ‘toda história tem dois lados’ porém a conclusão está fora de um contexto e por isso o argumento utilizado desta forma está errado mesmo que esteja parcialmente certo. É necessário colocar o contexto adequado para que o argumento seja validado.

12.                   Contexto e Interpretação: Existe uma enorme dificuldade atualmente em debates, principalmente em níveis mais básicos, de que a pessoa não utiliza o contexto e a interpretação adequadamente. Algo comum de ocorrer é a pessoa utilizar a visão dela como principal fonte, porém a visão de um individuo pode estar fora de um contexto geral e carece de interpretação. Se o individuo não utilizar um contexto adequado, mesmo que o argumento oferecido esteja parcialmente certo, será visto como errado e incompleto, por falta de contexto. Exemplo: ‘três verdades sobre a vida que são irrefutáveis ‘. O correto é dizer ‘três verdades sobre a vida que são irrefutáveis baseadas em minha experiência de vida’. O que o individuo acredita ser irrefutável segundo sua realidade, não se encaixa na realidade objetiva.

13.                   BÔNUS: Dar espaço a seu oponente: Em muitos debates diversas pessoas se preocupam tanto em demonstrar seus pontos de vistas que na empolgação acabam tirando o espeço do adversário de também oferecer sua opinião. Então é muito importante que ambos ditem as regras antes de iniciar um debate, por exemplo, eis uma regra interessante: ‘quando terminar seu ponto de vista, diga que terminou de argumentar e que seu adversário agora terá a chance de oferecer uma contra argumentação’. Este exemplo é bem simples e funciona perfeitamente em debates Online.

       Visite Meu blog onde encontrará tudo o que precisa para debater Clique Aqui

Essas foram 13 regras  da qual devem ser seguidas se deseja que minha pessoa entre em um debate contigo. Desrespeitar essas regras é desrespeitar as regras para um bom debate e se for assim, aceitarei como uma ameaça e me afastarei naturalmente do debate.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: A Arte de Argumentar: um bom debate é feito com regras bem estabelecidas. Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli