Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

terça-feira, 28 de julho de 2015

Como reverter a Dependência Emocional, ser feliz e salvar a relação?


Jogos emocionais e psicológicos, conhecidos como jogos infernais acontece com muita frequência e são formas de obter ou lucrar de alguma forma com a pessoa que diz que nos ama. Um deles é conhecido e acontece em uma situação em que o apaixonado é deixado de lado pela pessoa que ama, enquanto está se diverte, traí, feliz da vida, com outras companhias e ignora o sofrimento daquele que a ama.

A pobre vítima do feitiço da paixão que gera a dependência emocional, sente que as forças lhe escapam, lhe faltam e não sente o menor ânimo de lutar contra sua decadência. Sofre terrivelmente e há casos em que até se entrega as drogas, ao álcool ou comete suicídio. Porém se consegue reunir forças e lutar até realmente se desapaixonar ou a voltar a um estado de controle e equilíbrio emocional, volta a enxergar a realidade, compreende a monstruosidade da qual foi vítima e desmascara a pessoa que a oprimiu, devolvendo-lhe o próprio inferno ao qual criou ou se livrando da pessoa e tentando esquecer de tudo que aconteceu, conquistando o equilíbrio na relação ou seja, virar o livro (apagar o passado para viver um novo futuro) de forma definitiva.

Como sair dessa situação de dependência emocional?

Consciente da necessidade de vencer tamanha insegurança, o momento é propício para estabelecer limites pessoais e na relação que representem o respeito às próprias vontades e a do outro. Claro que não será fácil, ninguém disse que seria, mas é imprescindível para a mudança que você precisa operar para ter uma vida mais saudável e feliz.

Ø     Tome controle de Sua vida e se preocupe em mantê-la.  Isso mesmo.

Ø     Estabeleça Limites.

Ø     Puna exageros.

Ø     Seja indiferente aos jogos emocionais, manipuladores e psicológicos.

Ø     Atinja o psicológico.

Ø      Comece a Dizer não.

Ø     Faça a pessoa ir até você para ter algo e não o oposto. Ou seja, pare de ficar correndo atrás, agradando, bajulando, fazendo tudo o que a pessoa quer. 

Ø     Tente lidar com suas emoções de forma a não ficar correndo atrás, mesmo que aperte o coração.

Ø     Busque fazer coisas que goste, como ler, sair com os amigos, visitar a família, estudar, e principalmente ler e estudar sobre jogos emocionais e psicológicos. tenha Hobbys. Em outras palavras ter sua liberdade de volta. 

Ø     Evite se culpar, visto que o conjugue tentará te colocar pra baixo, colocando a culpa em você. É necessário enfrentar a pessoa e dizer se ela não consegue resolver seus problemas emocionais não é  problema seu e sim dela.

Ø     Não desmarque ou evite suas responsabilidades por causa de seu conjugue.

Ø     Eles tendem a se aproveitar de sua fragilidade emocional e necessidade de manter a relação, então ser indiferente aos jogos emocionais e psicológicos, os fará perceber que agora você não tem medo do termino. É o medo do termino que te obriga agir de determinada maneira. Permitindo até que se humilhe e que a pessoa se aproveite de você e tire o melhor de você. Estude sobre inteligência emocional, maturidade emocional, para que aos poucos vá colocando e impondo limites em sua vida e na relação.

Ø     Evite deixar a pessoa se aproveitar de você. Imponha limites e se a pessoa não respeitar se afaste, não ligue, não converse por uns dois dias e depois volte.

Ø     Evite demonstrar muito amor quando receber pouco. É necessário haver uma troca, porém não adianta forçar. A pessoa raramente mudará, por isso deve existir a troca.

Formas de Punição

Ø     Distanciamento emocional. Evite ficar demonstrando suas emoções de forma óbvia e a todo o momento. Quanto mais amor demonstrar, mais afeição e afeto demonstrar, mais a pessoa usará isso a favor dela. Como sendo distante, indiferente entre outros.

Ø     Distanciamento Pessoal: Sem ligações, sem contato. Se estiver na mesma casa, use o silêncio e evite fazer o que a pessoa quer, somente porque ela quer. Ou seja, não faça o que a pessoa quer quando você estiver chateado, nervoso, irritado e etc. a pessoa deve aprender que não conquistará o que quer passando por cima de você.

Ø     Ameaças de Termino: Se você continuar a agir assim me perderá. Estou cansada(o) de ficar bancando as coisas e fazendo o que quer.

Ø     Frase de impacto: Não é porque gosto de você e quero que a relação de certo, que irei ficar fazendo tudo o que pede ou quer.

Ø     Indiferença e não reatividade: Significa não permitir que as necessidades e imposições emocionais e psicológicas te afetam, ou seja, ignorar, não demonstrar que te atingiu, e dar lição se precisar, como ‘sua insegurança é seu problema e não meu’, ‘O que você pode fazer para resolver seus problemas ao invés de me culpar por eles?’, e etc.

Ø     Evite fazer o que a pessoa pede se a mesma manter um comportamento prejudicial para a relação e para você.

Ø     Troca: Se quer que eu faça isso, então fará isso por mim, se me ama. Se a pessoa negar, então evite fazer o que ela quer.

Ø     Coloque a pessoa contra a parede: se você realmente quer ficar comigo, vai parar de fazer o que está me prejudicando.

Ø     Evite demonstrar suas emoções com tanta frequência, e principalmente evite punir comportamentos negativos com recompensas. Essa é uma das principais razões da pessoa estar passando por cima de você, ou seja, enquanto dar recompensas por comportamentos negativos, a pessoa perceberá que poderá fazer qualquer coisa que te manterá ao lado. Assim a mesma pode trair, abusar de você, te manipular, te colocar pra baixo, te culpar e te fazer sentir culpa, utilizar você como banco (precisar de dinheiro). Evite recompensar comportamentos negativos com recompensas. Crianças que recebem mimo demais e que não são punidas adequadamente ou que são recompensadas até por comportamentos inapropriados e negativos, quando adultas tendem a possuírem comportamento narcisista. A punição por comportamentos ruins e negativos é necessário, assim como as recompensas por bom comportamento. A forma como os adultos se tratam está muito relacionada com suas experiências, principalmente com os pais.

O que pode fazer para mudar suas postura e atitude em sua relação?

Ø     Se tornar uma pessoa realista: Isso é importante pois pessoas que tendem a serem realistas possuem os pés no chão e buscam melhorar sua condição. Ser realista permitirá ter a cabeça no lugar e a pensar racionalmente, compreendendo assim que o medo da perda, o pacto de comprometimento, pode ser quebrado no jogo da paixão. Pessoas realistas buscam compreender o que está acontecendo, antes de darem o braço a torcer.

Ø     Procure conhecer os jogos emocionais e manipuladores: Pode encontrar em meu blog.

Ø     Compreenda o que gera e o que leva as pessoas a agirem como narcisistas e manipuladores. Compreenda o comportamento dessas pessoas, isso lhe permitirá compreender o que você tem que fazer ou pode fazer.

Como lidar com um narcisista: http://pt.wikihow.com/Lidar-com-um-Narcisista

Identificando um narcisista e manipulador: 


Narcisistas – os mestres da negação: http://www.psiquiatriageral.com.br/psicoterapia/narcisistas.htm


"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses”.

Somente uma revolução completa contra a maldita da paixão pode subverter as posições neste caso. Além do mais, dependendo de como a relação se encontra, principalmente se houver agressões físicas, humilhações, sexo forçado entre outros, a única saída pode ser justamente procurando o sistema de justiça. Afinal de contas, mesmo assim é possível a pessoa ser perseguida e ameaça, no pior dos casos, ameaça de morte.

Esse jogo somente é possível por causa de nossa cegueira e em virtude dele confiar cegamente naqueles que nos manipula. A razão é que aceitamos desde o inicio as imposições diante de nós, ao invés de lutarmos e impormos até aonde a pessoa irá, acabamos evitando puni-la por seus comportamentos que, uma vez que a mesma aprende que pode ultrapassar os limites que não perderá o que tem, então continuará a fazer.


Se a pessoa que é dependente emocional se envolver com uma pessoa madura e equilibrada, raramente sofrerá, visto que uma pessoa madura e equilibrada não tem motivos para passar a perna na pessoa a qual tem ao lado. Vale lembrar que pessoas dependentes emocionais que foram vítimas de abusos e humilhações, possuem enorme dificuldade para confiar novamente em alguém e tendem assim, conhecer a pessoa  a qual irá se envolver em detalhes. É o medo de tomar outra decisão errada que faz a pessoa ser insegura e evitar comprometimento sem ter certeza de aonde está pisando. Podem se tornar pessoas realmente difíceis de lidar, visto que muitas delas colocam tantas barreiras impedindo que entrem em uma relação, que se torna praticamente impossível passar por todas elas. 

“SE UM INDIVIDUO É CAPAZ DE AMAR DE MODO PRODUTIVO, ELE SE AMA TAMBÉM; SE CONSEGUE AMAR APENAS OS OUTROS, NÃO CONSEGUE AMAR DE MODO NENHUM” (Livro: “A arte de amar”).

O amor levado a um extremo pode conduzir ao sofrimento e desgoverno a que podemos designar de dependência emocional – “o amor é cego”. Isto faz com que milhares de homens e mulheres tenham pouca ou nenhum controle sobre o que sentem e desta forma se permitem envolver em situações desagradáveis simplesmente para saciar sua dependência emocional. Quando o amor se torna cego, então o ponto de Equilíbrio (ponto Ideal) deixa de existir e a pessoa vive em função da relação e da outra pessoa, esquecendo de si mesma.

 Seja a pessoa que você quer ser e não a pessoa que querem que você seja. Nada pior que perder a própria identidade tentando satisfazer o outro, quando o outro pisa, humilha, aproveita, manipula e joga. Se quer sua liberdade, está na hora de ser quem você é e parar de tentar ser alguém que não é somente para a pessoa ficar a seu lado. Se ela te deixar é porque não te ama e honestamente tudo termina um dia de qualquer forma. Você prefere ser feliz ou prefere sofrer? Prefere ter sua identidade de volta ou prefere viver para sempre em uma mentira? Qual o caminho que irá escolher? Bem, não posso escolher por você, somente você pode fazer isso. Boa sorte. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Como reverter a Dependência Emocional, ser feliz e salvar a relação? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli