Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Feminismo Tradicional x Feminismo Radical


Feminismo Tradicional x Feminismo Radical

Voltar ao Menu principal? Clique Aqui
O que é o Feminismo? Clique Aqui e Saiba Mais

Debate : Clique Aqui

Tipos de feminismo 
 Fonte Clique Aqui

Graças à internet, o feminismo está se tornando um movimento cada vez mais popular. A cada dia, mais e mais pessoas se engajam ao movimento por compreender a sua vital importância para todos nós. Eu diria até que o feminismo está iniciando uma revolução que vai entrar para os livros de história do futuro. Vivemos, sem dúvida, um momento histórico único onde o poder do patriarcado está sendo contestado, encurralado e destruído aos poucos. Para se ter uma ideia, um estudo,  que foi conduzido em 70 países durante 40 anos, relatou que a mobilização de movimentos feministas foi mais importante para a redução da violência contra as mulheres do que o posicionamento político e até mesmo a riqueza dos países.

         Pois bem, depois de observar durante algum tempo o movimento feminista como um todo, descobri que não há apenas um tipo de feminismo. Existem vários feminismos sendo disseminados por aí. E baseado nas minhas observações, percebi que há seis subtipos de feminismo integrando o movimento como um todo. Apesar de alguns não possuírem qualquer ligação com a ideologia original do feminismo, resolvi incluí-los na lista pelo fato deles se autointitularem feministas. 

 A única coisa que movimentos como o fêmen serve é para chamar a atenção. Como nesta reportagem Clique Aqui, Se mostrar os Seios e fazer cara de 'má' resolvesse alguma coisa, estaríamos em um mundo muito melhor não acham? Eu não tenho problemas de ver seios com cara má, na verdade é até interessante, em outras palavras, eu vejo seios e não o movimento, e honestamente para movimentos assim, nem ligo, muito pelo contrário, isso é uma forma de agressão. 

Muitas feministas principalmente as radicais levam ao extremo entrando na falsa sensação da real, eis um exemplo:


Isso foi tirada em uma postagem na comunidade no Facebook chamada Geek não é seu namorado, onde somente em dar uma crítica ou opinião diferente, elas se sentiram oprimidas ou melhor disseram que estavam oprimidas ou que eu estava 'oprimindo' apenas por criticar um artigo no página delas. Assim como o machismo radical esse tipo de feminismo se encaixa perfeitamente na falsa sensação da real Clique Aqui e descubra mais. 

Esse tipo de movimento muitas vezes acaba confundindo muitas pessoas pois não luta por igualdade, luta por superioridade. 

Vamos falar sobre igualdade. Olha o que o dicionário diz sobre igualdade Clique Aqui e Aqui. Se o Feminismo Luta por igualdade, essa igualdade deve existir em todos os pilares de nossa sociedade. Não a proteção da mulher, mas a proteção do ser, do individuo. Por exemplo, a Lei maria da Penha, ao invés de defender apenas a mulher, deveria defender o ser humano, em outras palavras defender todos. Poucos sabem, mas a quantidade de homens agredidos em suas casas é muito parecida, ou melhor, praticamente igual a de mulheres agredidas, e neste caso, para nós é muito pior, já imaginou você como homem indo em uma delegacia e dizendo que apanhou de uma mulher? Pois é, vai ser ridicularizado, pois em poucos lugares existe uma estrutura que proteja o homem contra as agressões da mulher. Querem igualdade, comecem abrindo a mão, países como Canadá, aderem a política para todos e não privilégios para alguns.

Outro exemplo típico, onde a igualdade deve existir, é em relação ao aplicativo LULU, muitos não sabem, mas existe um aplicativo chamado Tubby que é voltada para avaliar mulheres, o interessante é que, algumas mulheres entraram com uma ação para impedir que  o aplicativo fosse lançado Clique Aqui. Muitas feministas não querem apenas direitos iguais, muitas querem estar acima, querem privilégios. Então se querem igualdade, terão que trabalhar muito por isso, pois o que tem de homem indo contra o feminismo e o que tem de mulher entrando no feminismo radical, é algo extraordinário. Você tem todo o direito de lutar pelo que quiser, mas assim que passar de igualdade para privilégios, eu estarei indo contra vocês, já que abomino qualquer tipo de injustiça ou desigualdade, principalmente quando um dos lados é privilégiado em relação ao outro. Eis os tipos de feminismo:
Feminismo tradicional (legítimo) 


Esse é o único Tipo de Feminismo que apoio, o resto é o resto!



        Este é o feminismo padrão, que é formado pela imensa maioria das feministas. Ele defende a igualdade, a liberdade, o fim do machismo, o fim do slut-shaming, o fim do feminicídio, o fim da violência contra a mulher, o fim da cultura do estupro, o fim do assédio, o fim de privilégios masculinos, o fim da falta de autonomia das mulheres, o fim da cultura sexista, o fim de leis que controlam os corpos das mulheres e o fim de padrões heteronormativos que causam sofrimento para todos. Este feminismo é parceiro dos direitos humanos e busca um mundo melhor para homens e mulheres. É este feminismo que precisa ser divulgado e difundido cada vez mais: seja através da internet, da mídia, da publicidade, da música, da arte e do entretenimento. Quanto mais pessoas compreenderem a importância desse movimento, mais justo e menos desigual o mundo será para todos. Geralmente, essas feministas usam o diálogo e manifestações pacíficas para reivindicar os seus direitos.

Feminismo radical


         Este feminismo é ideologicamente idêntico ao tradicional. A diferença é que ele crê que só é possível mudar o mundo, de fato, através da luta e do radicalismo. Esta é a ala mais agressiva e autoritária, que costuma chocar, incomodar, escandalizar, gritar, protestar e até mesmo partir para a briga como forma de fazer com que as reivindicações femininas sejam atendidas e levadas a sério.

Feminismo Abolicionista (antiliberal)


        Dentre as feministas há também um grupo mais conservador e antiliberal que acredita que a censura e algumas proibições se fazem necessárias para proteger as mulheres. Segundo as abolicionistas, o Estado deve regular certos comportamentos para evitar o "abuso" e a "exploração" das mulheres. Estas feministas se posicionam claramente contra a prostituição, contra a pornografia, contra o aborto, contra games sexistas, contra a 'objetificação' humana, contra a exposição sensual do corpo feminino na mídia e até contra a participação feminina em instituições "sexistas" como, por exemplo, as Forças Armadas. Geralmente, apelam para o discurso da degradação feminina e, não raramente, abraçam algumas ideologias cristãs. Francamente, eu não vejo esse grupo como feminista, mas sim como antifeminista, porque ele entra em conflito direto com muitos ideais do feminismo tradicional.

Feminismo Separatista


É aquele que é formado por mulheres que acreditam que apenas as próprias mulheres devem fazer parte do movimento feminista. Se baseiam na ideia de Andrea Dworkin que dizia que as mulheres tinham direito a um estado, assim como os judeus, pelos crimes cometidos pelo patriarcado ao longo da história. Há outras também que sonham com uma sociedade feminina (ginocêntrica).

Feminismo Sexista (femismo)


           Entre as feministas estão também aquelas que não lutam por igualdade, mas, sim, por privilégios e revanchismo. É um grupo pequeno, formado quase sempre por fundamentalistas que querem uma vingança por toda a repressão que o patriarcado as causou. O nome correto para esse movimento é o femismo, que é um machismo invertido, onde querem sobrepor as mulheres em relação aos homens. Algumas militantes deste movimento são claramente misândricas, ginocêntricas e até, acredite, heterofóbicas (pois consideram a heterossexualidade uma forma de opressão). A proposta dessas militantes não é a igualdade – fato este que as afasta da real luta do feminismo. Também não considero esse grupo como sendo feminista. Na minha opinião, são pessoas que querem aparecer e queimar o filme do feminismo através de uma guerrinha de sexos inútil. Este tumblr comprova a minha teoria.


Feminismo fascista (feminazismo)

         Existe uma subdivisão dentro do Femen de integrantes que tem islãfobia (fazem boicote a atletas e imigrantes mulçulmanos), adotam ideais nazistas e fascistas, fazem apologia à violência contra homens (testículos mutilados), usam símbolos e ícones (flores brancas) que remetem à pureza ariana, são gordofóbicas e racistas (só aceitam mulheres brancas e magras) e simpatizam com conservadores como Bolsonaro e Feliciano. Eu acredito que esse tipo de organização é um movimento neonazista disfarçado de feminista, daí que eu acho bastante justo rotulá-lo de feminazi (feministas + nazistas). Claro que sei que o termo feminazi, criado preconceituosamente pelo conservador americano Rush Limbaugh, infelizmente, costuma ser usado de maneira ofensiva pelos reacionários para hostilizar todas as feministas. Mas, para mim, feminazis são esses grupos de extrema-direita que querem fazer arruaça para aparecer através de ideologias fascistas. Se alguém duvida disso, acho bom dar uma olhada neste post aqui.

       PS: As definições criadas nesta postagem não devem ser tomadas como verdades, pois não se tratam de nenhum estudo acadêmico. Aqui temos apenas a opinião de quem está começando a compreender melhor o feminismo.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Feminismo Tradicional x Feminismo Radical Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli