O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE
UM HOMEM
Texto em agradecimento das 1.500
curtidas. Por: Lamperouge –
Facebook: Clique Aqui
É indubitável que todo homem busca
o desenvolvimento profissional. Eu disse homem mesmo. Entretanto, alguns homens
não sabem como trilhar este caminho e aí, acabam achando que são incapazes, sem
talento e acabam se contentando com cargos pequenos. É aí que está o erro.
Muitas das vezes, errado é o caminho que trilhamos e jamais deve-se desistir de
buscar o desenvolvimento, pois, com dedicação, chega-se lá. É importante
lembrar que NÃO EXISTE trabalho vergonhoso e indigno ao homem. É isso mesmo.
Não existe.
O que não pode acontecer é o homem
se acomodar e querer parar ali. Homem de verdade, quando um objetivo é
cumprido, estabelece novas metas e um novo objetivo, e assim que deve ser.
Antes de continuar, quero lhes passar uma história REAL Um homem chamado King
Car, era um homem que buscava seu desenvolvimento profissional e queria saber
qual caminho trilhar. Ele seguiu o caminho profissional que a maioria sempre
segue, mas estava sempre atento a exceções, caminhos alternativos e novas
buscas.
Trilhava o mesmo caminho de todos, mas sempre
prestando atenção nos caminhos alternativos. Um dia, seu amigo chamado William
Painter disse: “King, se você quer ganhar dinheiro sem parar, crie algo
necessário e descartável. King Car, ficou com aquilo na cabeça, se perguntando
como seria possível criar algo necessário e descartável, pois, se é necessário
é improvável que seja descartável. Um dia, ele teve uma grande festa para ir e
estava com uma barba enorme. Ele foi se barbear e... aquilo lhe chamou a
atenção. Ele então, fez uma “gambiarra” e acabou criando um aparelho de barbear
seguro, chamado de Safety Razor (Barbeador Seguro), que era uma lâmina de aço
descartável. Ele então, se juntou a um engenheiro e amigo, chamado também de
Willian, mas esse se chamava Willian Nickerson. Então este engenheiro
(Nickerson) que era formado em engenharia no Instituto de Tecnologia de
Massachusetts, começou um processo de produção em massa desse aparelho, com um
investimento de $5.000,00. O Valor era $5,00 o suporte e $1,00 a lâmina.
Dois anos depois, ele finalmente
lançou seu produto ao mercado. Ele vendeu 68 suportes e cerca de 170 lâminas no
primeiro ano. Mas, esqueçam isso.... porque em 1904 já eram vendidos 90.000
suportes e quase 15 milhões de lâminas, até que ele levou seu produto a Paris.
Esse barbeador de King continuou a crescer, mas ainda encontrava dificuldades,
já que as pessoas tinham o hábito de se barbear no barbeiro. Até que veio a
Segunda Guerra Mundial e ele viu a oportunidade de crescimento da sua empresa.
Ele distruibuiu um kit de lâminas descartáveis para TODOS os soldados do
exercito se barbearem naquela época, e graças a isso, após o término da segunda
guerra, o velho hábito de se barbear no barbeiro morreu. Este homem chamado
King, conseguiu MUDAR UM HÁBITO MUNDIAL a partir de uma grande idea e seu
produto existe até hoje. Querem saber o nome completo deste homem? Como quiser.
O nome dele é.... King Car GILLETTE.
Você não precisa criar algo
descartável para alcançar o desenvolvimento profissional, mas você precisa
fazer a diferença, de algum jeito positivo, para a sociedade em geral (Seja
macro, como no caso de King, ou micro, mudando apenas o ambiente da sua empresa
e quem sabe, essa mudança na empresa cause um grande impacto na sociedade).
Para quem quer seguir no mundo dos negócios, trilhem sempre o caminho dos mais
vitoriosos, mas fiquem SEMPRE alertas a qualquer oportunidade de mudança que
possa lhe tornar único. Mas não precisa ser apenas um homem de negócios. Se
você for um médico, opere cada paciente com excelência, como se ele fosse o seu
último, ou seu próprio familiar. Não seja um médico comum, seja O MÉDICO.
Se for um advogado, não seja como
a maioria que pega o caso, o estuda e tira a maioria de suas conclusões
baseadas em seu conhecimento superficial (Não existe advogado quase nenhum que
sabe TODAS AS LEIS. No direito, entende-se a coisa como única e o entendimento
é consolidado. Entretanto, existem vários detalhes que, os excelentes advogados
vão lá e estudam e fazem a diferença. Um exemplo disso – apesar de covarde –
foi a sentença de Embargos Infringentes). Não seja um Advogado, seja O
ADVOGADO.
Não seja um Designer, seja O
DESIGNER. Faça a diferença em seu meio. Nunca se acomode. Busque sempre pela
excelência e sempre dormir hoje melhor do que aquele “EU” que foi dormir ontem
e entenda que, o mercado profissional está te comprando. Um dono da empresa
diz: Eu preciso disso aqui e quero que você faça. Eu vou te comprar pra você
fazer isso pra mim. E aí é com você. Você acha que vale muito? Sabe analisa
qual é o seu valor? Qual é o seu valor? O que você faz, SÓ VOCÊ CONSEGUE FAZER
ou poucas pessoas são capazes de fazer ou qualquer um consegue fazer? O que
você tem de diferente? Qual o seu diferencial que faz com que seu valor seja
maior que o dos outros? Acha que ganha pouco?
Então... o que sua habilidade
única, seu talento especial que você tem pode fazer para aumentar o lucro da
empresa? Pensem nisso, muitos vivem reclamando do emprego e do salário enquanto
os bons, estão mostrando seu valor e como seu talento individual poderá ser
vantajoso para ela. Empresa não quer um cara que sabe muito. Ela quer um cara
que sabe muito e sabe transformar o conhecimento em dinheiro. Não tem um
talento? Aprenda um. Já tem? Então aprenda a usá-lo a seu favor, porque de nada
adianta ter talento mas guarda-lo com você e ele não transformar nada, não
mudar nada e não fizer a diferença em nada. Seja diferente, seja único!
0 comentários:
Postar um comentário
As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.