Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O problema do mal – Gabriel X Argumento utilizado por santo Agostinho

O problema do mal Gabriel Melo X Argumento utilizado por santo Agostinho

        A algum tempo atrás estava querendo escrever sobre o problema do mal. Geralmente os teístas falam que o mal é a ausência do bem. Ok, tudo bem, mas de onde vem ou vale dizer que o mal é a ausência do bem? Fui procurar na bíblia onde está escrito algo do tipo, e qual não é minha surpresa, ao observar que os teístas podem estar errados. Acho que Santo Agostinho, não foi tão longe quanto imaginei que ele poderia ir. O problema do mal é muito mais simples do que os teístas imaginam. Vamos tentar descobrir juntos neste artigo. Estamos abertos a críticas, sugestões, opiniões diferentes, sempre são bem vindas,ok.

        Santo agostinho, tenta resolver o problema do mal no mundo, dizendo em seu argumento que o mal não é algo como o bem. Existem diversas objeções. A objeção em que gastei meu tempo foi a seguinte:

De onde Santo Agostinho tirou essa evidência para seu argumento?

         É óbvio que tirou da bíblia, já que é a bíblia que afirma que Deus é Bom (não sei de onde tiraram a ideia de 'TOTALMENTE BONDOSO',  mas será que a bíblia oferece o suficiente para justificar o argumento de Santo agostinho e resolver o problema do mal? A resposta é não.

      Em um debate com uma comunidade online, me ofereceram diversos versículos na bíblia, onde a palavra ‘bom, bem, bondade’ aparecem. Honestamente, fiquei impressionado com tamanho erro de interpretação. Fico imaginando o que ensinam nas Igrejas, para as pessoas que não possuem conhecimento necessário para enfrentar seus Pastores e desmascará-los. A bíblia está correta ao afirmar: 'Meu Povo Perece por Falta de conhecimento' e estão PERECENDO todos os dias. Sendo enganados, mas vamos provar que eles realmente estão sendo enganados.

       Jogaram pra mim Gênesis 1:31 que diz assim: 

 'E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.'

        Primeiramente o Texto está fora de um contexto, neste caso importa observarmos isso, já que o texto é claro quando diz 'Sexto Dia'. Vamos olhar outros versículos em gênesis capítulo 1 que possuem a palavra bom:

 Versículo 4, 10, 12, 18, 21, 25, 31.

         Bem nosso amigo não olhou no dicionário o que significa bom, bem ou bondade. Pois se tivesse feito, não diria que deus fez o homem bom de forma moral e não de deleite, que é onde está o equívoco em relação a moralidade do ser, que somente aparece em êxodo 20 e não antes.

      Significado de Bondade Clique Aqui e Aqui 
      Significado de Bom  Clique Aqui
      Significado de Bem Clique Aqui 

       Como pode ver, toda palavra ‘bom’, não possuí significado nenhum em questão de moralmente correto ou bom no sentido ‘para fazer a bondade’. Todos as palavras, em relação a bom no capítulo 1 de gênesis, tem como deleite, prazer de deus naquilo que fez.

       ‘Deus viu que era bom o que tinha criado’ – Dona Joana fez um bolo e viu que era bom o que tinha feito (deleite e prazer).

       Em ambas as ocasiões a resposta é a mesma, prazer pelo que fez.

        Se o homem criado a imagem de Deus, mal respirasse, deus iria ter escrito assim:

       ‘e deus viu que não era bom (ou mal) o que tinha feito, pois não respirava corretamente’ ou ‘deus viu que não era bom o que tinha criado, pois a criatura não se movia’. Isso implica que o que foi criado era moralmente 'mal'? Não seria.

        Perceba neste caso que, não estamos falando de moralidade ou bondade, estamos falando de deleite e prazer no que deus fez. Deus não criou nada moralmente correto ou conhecedor do bem e do mal, pois se fosse, qual o sentido de colocar uma árvore no meio do jardim, com o conhecimento do bem e do mal? Perderia todo o sentido. 
     
        Observe também, se utilizar que o homem é moralmente correto por causa de Gênesis 1:31 também teremos que usar para toda a bíblia, isso implica que, os animais são moralmente bom, os céus e as estrelas são moralmente bons, mas isso é um absurdo. Portanto Deus somente poderia estar se deleitando com o que tinha feito.

        Significado de Moralidade e Moral Clique Aqui , Aqui, AquiClique Aqui.

        Existem diversas outras passagens bíblicas, onde é dito a palavra bondade, bom e bem, poucas são referente a 'moralmente correto'. Lembrando que se o costume do povo era matar por seu Deus, isso deve ser aceito como moralmente correto para aquele povo, não para os dias atuais. Por isso a moralidade é um absurdo de ser seguida. Todas as interpretações de bom, bondade e bem, tendem a serem mal observadas e analisadas.
  
        Uma delas é a passagem onde Jesus diz que somente Deus é bom.

        Em nenhum momento Jesus errou no que disse, por outro lado não explicou absolutamente nada. Jesus pode estar se referindo a bondade divina por ter criado tudo, o que faria deus ‘bom’ por ter nos criado, neste caso, entraríamos no ‘bom’ e ‘bondade’ por prazer, deleite e satisfação. Jesus não pode estar falando neste caso, sobre ‘moralmente correto’.

        O importante é o contexto do texto. As pessoas começaram a achar que Jesus era bom, Jesus percebendo isso, deu uma resposta, de que o único que era bom era o Pai. De qualquer forma, o que é dito neste ponto, não nega o parágrafo anterior.

       Santo agostinho, se estava utilizando essas bases para sua argumentação, errou na interpretação dos textos bíblicos. É impossível Deus ser totalmente bom baseados nestes versículos e em seu contexto.

      Então, porque Deus tem que ser totalmente bondoso?      

      Em um mundo onde as pessoas estão acordando, percebendo que a maldade é algo ruim. Existir um Deus que pratica a maldade, não seria algo bem visto para a religião. De alguma forma, eles tentam e tentam provar e argumentar que Deus não pratica a maldade.

      Existem evidências Bíblicas contra um Deus totalmente bondoso? Existem cerca de 140 evidências Bíblicas de Deus fazendo a maldade.

      Até agora, nenhum religioso conseguiu explicar do porque deus matar mais de 25 milhões de pessoas. Já enfrentei diversos argumentos, tais como:

Ø  Deus é totalmente bondoso, ele permite o mal acontecer. Se ele ‘permite’ é impossível ser totalmente bondoso e também não explica deus matando pessoas. Quando usamos a palavra ‘permitir’ isso implica em alguém dando uma ordem e alguém executando, não se espera que alguém emita uma ordem para si mesmo dizendo que está permitido fazer a maldade. Permissão não é uma resposta válida, nos casos onde deus atua de forma pessoal e direta através do que consideramos maldade.

Ø  Ele é deus, ele pode fazer o que quiser. Se quiser matar alguém, ele pode fazer. Neste caso, eu agradeço a pessoa por provar que deus é mal e pratica a maldade.

Ø  Deus não faz a maldade, pois é perfeito e justo. Bem, se isso fosse verdade, ele não teria matado 25 milhões de pessoas, incluindo crianças inocentes. A maldade está incluída na perfeição, pois perfeição é independente da maldade ou bondade. Algo perfeito, pode ser totalmente ruim ou totalmente bom, que não deixaria de ser perfeito.

Ø  Eu acredito que deus é totalmente bondoso. A fé é algo emocional, sua posição em relação ao que acredita, não refuta o argumento de que deus faz a maldade, pois sua fé, não é o suficiente contra seis milênios de evidencias.

Ø  O frio existe? Segundo as leis da Física, o que consideramos o frio, na realidade é a ausência de calor. Neste caso eu questiono, o que isso tem a ver em relação a deus fazer a maldade? Pois se utilizar a lógica mencionada acima, podemos ver que quando deus fica sem ser ‘moralmente correto’, ele passa a ser ‘moralmente errado’ e assim pratica a maldade. Novamente, não refuta o argumento, apenas contribuí para fortalece-lo.

Ø  O fato de não se compreender o mal que existe no mundo material, não prova a inexistência de Deus criador da matéria, prova apenas a sua não conformidade com as Leis do Mundo Material. Deus deixou o universo sujeito às leis da natureza,  embora,   às  vezes  provendo um distante en-dosso dos fundamentais princípios de justiça. O mundo material é apnas uma das várias dimensões, provavelmente, é a escolhinha mais primáriamente básica que existe no cosmo, digamos, o jardim de infância, portanto, há muito o que se aprender, estamos brincando de massinha ainda.  Bem, estamos falando de deus praticar e fazer a maldade, e não que nós ou o mal existe. E outra, é muito importante separar o deus do cristianismo do ser metafísico. É simples provar a inexistência do deus totalmente bondoso, mas em relação é algo complicado. Existe uma teoria da criação, que não é baseada em livro algum. Vale apena dar uma olhada.

Ø  A moralidade de Deus não é igual a moralidade dada aos humanos. Bem sendo diferente ou não sendo, deus praticou a maldade, e isso implicaria no que Deus pode fazer o que quiser, pois a moralidade de deus é diferente da nossa. Bem isso explica nada.

Ø  Deus pôs limite à satisfação das necessidades: desse limite a saciedade adverte o homem; se este o ultrapassa, fá-lo voluntariamente, as doenças, as enfermidades, a morte, que daí podem resultar, provêm da sua imprevidência, não de Deus. Se o homem acha ruim no mal, o problema está resolvido, mas quando temos evidências de Deus fazendo o mal por opção, bem neste caso, o homem não tem nada a ver com as escolhas divinas.

        Utilizando o que os religiosos no geral falam sobre deus, irei usar uma argumentação de William Craig sobre a ressurreição de Jesus, ele diz que a resposta mais simples, deve ser aceita, no caso a ressurreição de Jesus.

         Utilizando esse mesmo principio de ‘simplicidade’, a resposta mais simples e lógica em relação ao mal é que Deus pratica a bondade e maldade. Desta forma, a existência da árvore com o conhecimento do bem e do mal, faz todo sentido, já que deus não criou o homem totalmente bondoso. Tudo se encaixa perfeitamente na bíblia, quando a maldade é apontada para deus. Observando que para Deus fazer a maldade temos evidências Bíblicas suficientes para provar nosso argumento, em relação a ressurreição de Jesus, quantas evidências existem? Em questão de números, o argumento a favor da maldade em Deus, já que ele criou o mal, dentro da árvore com o conhecimento do mal e do bem, portanto Deus é responsável pelo mal ou tudo que é ruim lembrando que a bíblia diz:

          'Tudo é para honra e glória de Deus' - A bíblia é clara em relação a isso. Portanto o mal também é para a honra e glória de deus. Tudo se encaixa perfeitamente quando o mal é direcionado ao deus bíblico. E você o que acha disso? Consegue derrubar essa argumentação?

       De qualquer jeito, o religioso deve ficar feliz com isso, já que tudo é para a Honra e Glória de deus, incluindo a maldade.

       O que a maldade apontada para deus significa para o cristianismo?

Tudo.

1.       Existe um ser metafísico (no caso o deus bíblico é um do mais de 300 milhões);
2.       A fé deles é vã em um ser totalmente bondoso, como provamos até agora.
>     O Deus bíblico não é Totalmente bondoso.
>    Portanto, o Deus do Cristianismo não existe.

      Mas a maldade refuta a existência de deus?

Deus não, ok, deus é um dos nomes dado a um ‘ser metafísico’. O ser metafísico não possuí um nome, mas é dado mais de 300 milhões de nome a ele.

Apenas o argumento da maldade não refuta a existência de um ser metafísico, mas refuta um deus totalmente bondoso, como o deus do cristianismo. Essa é a força do argumento.

      Refutamos a existência do deus do cristianismo com outros argumentos, como o argumento da indiferença x perfeição. Entre diversos outros argumentos, incluindo, o argumento que inválida a fé, como parte do argumento pessoal. Apenas para citar, através desse argumento é explicado porque tantas pessoas encontram deus, em diversos lugares diferentes e até mesmo inesperados.

       Conclusão

       Santo agostinho estava errado em sua argumentação sobre deus ser totalmente bondoso. Não existem evidências bíblicas que justifiquem essa argumentação, principalmente com tantas mortes apontadas de forma direta para Deus. O religioso deve provar que deus é totalmente bondoso, invalidando as quase 140 evidências de Deus matando.

        O problema do mal para alguém que não acredite no deus bíblico, não é algo emocional, pois se fosse, jamais daria 130 evidências bíblicas, que somam mais de 25 milhões de mortes.

        Chegamos a uma conclusão lógica e simples, o Deus bíblico também pratica a maldade, não apenas o bem. Portanto o Deus bíblico totalmente Bondoso Não Existe.

        Obrigado por Ler. Atenciosamente Gabriel Melo


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: O problema do mal – Gabriel X Argumento utilizado por santo Agostinho Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli