Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O que é ser realista?

Realista o que é?

‘Leve este legado com força, e prepare seu coração para a bondade. Nunca o use para fazer o mal ou                      para ofender, mas use sempre para defender o que é bom e justo.’ 

> Significado de Realista Clique Aqui
> Divagações o que é ser realista? Clique Aqui

> O que é o realismo? Como e quando Surgiu? Clique Aqui
> O que Significa Realismo? Clique Aqui
> História sobre o Realismo Clique Aqui

> Direita ou Esquerda? Clique Aqui
> A Questão da Verdade e do Relativismo Clique Aqui
> Indivíduos e a Salada Ideológica Clique Aqui
> O Direito de Ser idiota e outras notas sobre o senso comum Clique Aqui
> Os vícios do sistema Democrático Clique Aqui

> Ser realista é o mesmo que desistir? Clique Aqui
> 7 passos para um feadback positivo e realista Clique Aqui


       Agora que leu alguns dos links acima, vamos ao que realmente importa:

                                                         O que é Ser um realista?

      As Pessoas com frequência compreendem mal o que é ser um realista. Alguns se colocam na posição de Realista acreditando ser um, quando na verdade não passam apenas de farsas se escondendo atrás de um bom título. Falo sobre isso no link sobre a Falsa sensação da real Clique Aqui.

       Que necessidade tem o homem se não fazer do mundo um lugar melhor? - Gabriel Melo

      A primeira coisa que tem que levar em consideração é que um realista acima de tudo é justo em suas decisões. Um Realista não permite que a injustiça, falsidade e mentira faça parte de seu mundo. Um realista não vê simplesmente o mundo como ele é, pois se o fizesse, não seria um realista.



     Um realista olha para a história do mundo, olha para tudo o que passou, um realista vê o que o mundo se tornou, vê o que nos espera, e o principal de tudo, um realista compreende muito bem, que o mundo está mudando, e que mudanças devem ser feitas. Um realista não é um conservador, pois conservadores tendem a viver no passado, um realista não é esquerda e muito menos direita. Então, o que é um realista? O que um realista faz?

    Um realista não teme a mudança, muito pelo contrário, convive muito bem com ela. Um realista tira o melhor da direita, esquerda, comunismo, socialismo, democracia, ditadura, tira o melhor delas, além de observar o que deu errado, entender o porque deu errado, desta forma para não cometer os erros do passado. Lições são aprendidas e a busca é por igualdade.

     Um Realista não tem porque defender a família tradicional já que ele sabe muito bem que é um direito das pessoas terem o tipo de família que elas desejarem ter. Uma família heterossexual é a mesma família homossexual, e assim por diante.

     Isso é ser realista. Um realista está acima de qualquer outra posição, como direita ou esquerda, em outras palavras, o realismo está dentro de ma contextualização, onde a direita, esquerda, estão dentro. Um realista observa as pessoas e sabe o melhor momento de aborda-las. Um exemplo tirado do site biz revolution Clique Aqui. A pessoa que escreveu esse artigo do biz revolution em questão, não faz ideia do que é ser realista ou fazer parte do realismo, pois se ela soubesse não falaria o texto abaixo:

''Eu acredito que ser realista é a mesma coisa que desistir.
A sua filha de 9 anos de idade vira para você e diz que o sonho da vida dela é ganhar uma medalha de ouro na ginástica olímpica nas próximos olimpíadas em quatro anos. O que você diria a ela?

A) "Filhinha do papai, que lindo esse seu sonho! Mas ele é meio impossível de se realizar. Você pode se frustrar se não conseguir. Sendo mais realista, eu acho que ganhar a medalha de ouro nos próximos jogos da escola já será o máximo."

Ou

B) "Filha, show de bola! Que legal que você pensa assim! Deixa eu te contar agora o que será necessário para atingir essa meta: você vai ter que treinar oito horas por dia seis dias por semana, você precisa ir para a cama todos os dias as oito e meia da noite, você não pode mais comer babara frita, sorvetes e balas por quatro anos, ir na casa das amigas somente 1x por semana. Enfim, você terá que treinar duro, trabalhar duro, seguir várias regras, e sacrificar um monte de coisas para atingir essa meta. Você quer seguir em frente?''



    Vamos analisar o texto. O que a pessoa acredita ou deixa de acreditar não interfere no realismo, já que o realismo existe com pessoas ou sem elas. A ideia não morre.

     Eu diria que uma pessoa que não tem o conceito de realista em sua mente, cometeria esse erro. Já que ser realista não é obtido através de palavras como as mencionadas acima. Ser realista é ter a melhor resposta para a situação, ter uma resposta realista é uma das várias respostas existentes para a mesma situação proporcionada.

    Primeiramente você está lidando com uma criança, e deve entender como uma criança de 9 anos tende a agir e pensar. Em segundo lugar, existem casos onde ser realista é uma boa ideia, principalmente com pessoas que se dizem 'adultas'. Voltando ao que foi mencionado acima, como eu falaria com minha filha sendo realista?

   Eu diria: 'Então você quer ganhar uma medalha em 4 anos? Quer ganhar uma medalha em que? Quer fazer aulas?'

    Se eu sei como uma criança reage quando um adulto destrói seus sonhos, porque utilizaria justamente essa ferramenta para destruir o sonho de minha filha? Isso não é ser realista. Lembra do que falei lá no começo, que alguém realista acima de tudo é justo em suas decisões, que não pratica a injustiça, saber o que dizer e quando dizer é uma forma de ser justo.

    Nosso amigo erra feio no argumento quando diz que ser realista pra ele é o mesmo que desistir, como eu disse, uma pessoa que não entende a essência do realismo não pode ser um realista no momento, já que tem os olhos fechados para está realidade.

      Se o Realismo é ser justo e o conservadorismo? O conservadorismo é ser justo? Sou obrigado a dizer que não. Clique Aqui para saber mais cobre o conservadorismo. O que conservadorismo para o mundo atual não é mais uma linha de pensamento tão válida como a muito tempo atrás. Com a evolução e mudanças drásticas no mundo, o melhor caminho no momento é ser realista. Não vivemos mais a um tempo atrás e esses valores atemporais que eles tanto defendem, hoje em sua maioria, não serve para muita coisa, como por exemplo, milhares de pessoas que defendem a família tradicional. Olhar a imagem abaixo:

     


       Na imagem acima você tem pessoas que se dizem realista, tendo uma posição conservadora, como resultado fazem injustiça com milhares de pessoas, provando que não são realista, o que na verdade fazem parte da falsa sensação da real.

        Um realista compreende muito bem que pessoas possuem opiniões, sugestões, críticas, que podem levar a conflitos e problemas, por isso um verdadeiro realista, jamais negaria ou impediria que alguém desse sua opinião sobre algo ou alguma coisa. A pessoa tem o direito de discordar com você, mas nem ela e nem você tem o direito de virar as costas para alguém por causa disso, você até pode, pois é seu direito, um realista não perde pessoas por causa de sua posição. Portanto:

      > Realista sabem argumentar de forma eficiente Clique Aqui
      > Realista sabe lidar com críticas Clique Aqui: Quero adicionar que um realista como sabe lidar com críticas e conflitos, ele tende a não utilizar palavras como 'foda-se sua opinião', 'ninguém perguntou', um realista sabe lidar com essas situações. Um realista jamais queimaria alguém só para ter crédito em algo.
       > Um realista sabe lidar com conflitos e problemas de forma eficiente Clique Aqui
       > Um realista sabe lidar com pessoas difíceis Clique Aqui
      > Um realista acima de tudo, quer um lugar melhor e não pior e também é claro, não quer que o mundo continue o mesmo que está no momento.
      > Um realista conhece e sabe como utilizar os 6 pilares para se tornar um homem alfa Clique Aqui
      > Um realista Jamais cai na tão famosa Falsa Sensação da Real Clique aqui

       Com as dicas acima ficou fácil entender e compreender o que é realmente ser um realista. Um realista faz a diferença e não o contrário.

Mas, afinal, o que seria então o realismo?

        Inicialmente, mesmo que por simples questão de método, não poderíamos nos furtar a uma consulta para verificar o que nos dizem os dicionários, nos quais o termo “realismo” é encontrado como “a atitude de prender-se ao real, verdadeiro, objetivo”.

        Dessa forma restaria a pergunta: o que é “real, verdadeiro ou objetivo”?

       Com relação à “verdade”, a meu ver, um indivíduo realista saberia que nunca conseguiria efetivamente alcançá-la. Deveria ter a noção de que nunca conseguirá entender a verdade sob todos os seus ângulos, haja vista ser, por natureza, um ser limitado, devendo haver centenas de milhares de ângulos possíveis, ou quem sabe até infinitos, a serem conhecidos e analisados.

        Mas, diria ele, isso não impede que a busquemos, para que possamos chegar dela cada vez mais pertos.

      Desta forma, basicamente, eu poderia dizer que ser realista é buscar constantemente chegar o mais próximo possível da verdade (aqui entendida como a própria realidade, donde deriva o ser "realista").

     Encará-la tal qual ela é, traçando objetivos concretos, podendo assim elaborar estratégias mais eficientes no alcance dos objetivos. Neste processo, por sua vez, nada impede que uma pessoa realista possa ser mais otimista para algumas coisas e mais pessimista para outras (o realismo absoluto, como todo absoluto cognitivo, não passaria de um ideal). O que não pode, imagino, é deixar-se levar por essas opiniões (otimistas ou pessimistas), ou ainda pelo conservadorismo e individualismo, para ser negligente ou deixar de fazer sua parte.

       Espero que este texto tenha aberto sua mente sobre o que é realmente ser um realista, caso contrário se satisfaça com as outras opções. Boa sorte!

 Atenciosamente Gabriel Melo





  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: O que é ser realista? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli