Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 15 de maio de 2014

A intuição humana

A intuição humana

Mickey trabalha em um lugar de mudanças constantes. Ele trabalha tirando fotos e filmando mares, ondas e surfistas. Nenhum computador na terra consegue fazer o que ele faz, pois seu local de trabalho está em constante mudança.

Maré baixa e maré alta modificam o seu mundo, numa espiral sem fim. Cada onde rebenta de forma ligeiramente diferente da anterior. O que mantém a cabeça de Mickey fora da água é um truque maravilhoso de nossa mente, que os cientistas apenas começaram a perceber: A intuição humana.

Como os surfistas que filmam, Mickey não pensa, quando está cercado de toneladas de água e ondas indo e vindo a cada momento. O cérebro desencadeia rotinas incrivelmente rápidas, ao calcular inconscientemente o que se sucederá a seguir e como seus músculos deve agir e reagir a cada situação. Sem que saiba, a mente comprimiu todas as ondas de sua vida numa base de dados gigantesca. Agora, ele possuí um sentimento para cada onda.

Um surfista tem a capacidade de antecipar como será a próxima onda e como precisa se adaptar a está onda. Em modo consciente, nunca conseguiria lidar com um ambiente tão complexo e altamente imprevisível. Isso irei nos confundir totalmente, como a primeira vez que dirige um carro, da mão é facilmente nos confundimos e erramos com frequência.

Aquilo que chama intuição não acontece do nada. Baseia-se na experiência e em repetições constantes, a ponto de o individuo sentir o que deve fazer ao invés de ter que se preocupar com todas as possíveis decisões a se fazer. Essa é uma forma muito melhor e rápida de nosso cérebro nos fazer agir. Quanto mais passamos por situações complexas e nos adaptamos a elas, menos excitados nossos cérebros ficam, o que nos ajuda a tomarmos decisões sem a influência de nossas emoções, já que agora temos o controle do que é necessário para tomar a melhor decisão.


Por norma, a intuição refere-se aos nossos sentidos. Sentimos que algo está bem ou que algo está mal. Esses sentimentos subjetivos são importantíssimos, são os sinais que o nosso cérebro nos dá de que é seguro fazer algo, ou que é a forma certa ou errada de o fazer. O cérebro tenta constantemente automatizar pois é mais eficaz, mais rápido e mais preciso, tem menos tendências para acidentes em modo automático. Esse também é o caso das emoções mais nobres. Até as emoções mais preciosas são automatizadas. 


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: A intuição humana Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli