Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Agir sem pensar

Agir sem pensar

Está ferramenta é muito, mas muito interessante, e por causa dela, podemos agir sem perder tempo analisando de forma consciente.

Por exemplo, imagine que tu está andando tranquilamente em um calçada. E do nada, vê uma bola passando em sua frente e um menino correndo atrás da bola que vai em direção a rua. De forma muito veloz, tu analisa a situação, impede que o menino vá diretamente para um acidente.

Muitas situações do nosso dia a dia, acontecem desta maneira, como, impedir que um copo caia no chão, ou até mesmo colocar o pé, impedindo que ele se quebre. Diversas situações no dia a dia, nosso inconsciente nos faz agir como se nem mesmo analisássemos a situação para isso. Como por exemplo, correr atrás de um bandido após o pedido de ajuda de uma senhora que teve a bolsa roubada.

Sempre que olhamos para algo, uma séria de raios de luz passa através de nossa pupila e atinge a retina de nossos olhos. Os novos dados são codificados e milhões de impulsos nervosos que se deslocam rapidamente pelo nervo ótico. 50 Milissegundos depois, chegam até às células nervosa do tálamo, o guardião do nosso consciente.

Numa emergência, o tálamo transmite a imagem não só para o córtex visual na parte posterior de nossa cabeça, mas em simultâneo para a amigdala, o botão de pânico de nossa mente. Faz-nos agir de imediato. E, somente após 150 milissegundos, agimos, sem saber  o porquê.

A seguir, módulos inconscientes desfazem a imagem em componentes. Neurônios especiais analisam as cores, contornos, contrastes e enviam os resultados para as bases de dados de nossas experiências. Do córtex visual na zona posterior da cabeça para o lobo frontal, aqui, num instante, todos os pedaços são remontados para formar uma imagem com significado, e transmiti-lo de novo para o córtex visual.

A partir deste momento, podemos ver conscientemente a imagem, como uma criança a correr atrás de uma bola, para a rua, pré-avaliada e projetada três milissegundos para o futuro (você vê o acidente antes de acontecer, e por isso age para impedir que ele aconteça). É por essa simples razão que você consegue agarrar a tempo o menino antes que algo pior aconteça.


Percebeu como apenas de ler,  deu uma canseira? Pois é. Imagine se seu cérebro fizesse esse processo de forma consciente, seria muito provável que o acidente tivesse acontecido.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Agir sem pensar Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli