Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Analise de faces e rostos

Analise de faces e rostos

Mesmo que digamos que não gostamos de julgar qualquer pessoa de forma consciente, nosso inconsciente simplesmente não age assim. Somente de ver um rosto, acabamos decidindo se essa pessoa é confiável ou não. Quando vemos alguém com a face que  nos lembra um bebê, deduzimos que essa pessoa é confiável e dócil, e assim é feito, com todas as pessoas que encontra ou passe por elas.

Mesmo que não pretendemos julgar, mesmo não tendo intenções de avaliar os rostos, o nosso cérebro categoriza-os, colocando em categorias específicas. Nesse sentido, uma grande parte do processo pode ser descrito como automático.

Durante décadas os cientistas tentam criar um software que seja capaz de fazer o que fazemos sem esforço, reconhecer e interpretar rostos.

Um módulo específico no lobo temporal direito, tem como função analisar rostos. Demora apenas frações de segundos a comparar um rosto que está diante de você com a sua base de dados interna de rostos. Desde que o departamento de registro de emoções no córtex insular tenha marcado um rosto com uma emoção. Por veze, até reconhecemos um rosto apenas de tê-lo visto só uma vez.

AS nossas expressões faciais são compostas por 43 unidades musculares ativas. Se analisarmos todas as combinações possíveis, o resultado é de 3000 mil expressões faciais com algum sentido e significado.

Ao lado do serviço de reconhecimento facial, está um departamento de expressão facial  que capta os micro movimentos faciais dos outros e os interpreta. Os relatórios são, mais uma vez, enviados para a unidade de avaliação, no córtex insular, o centro da empatia dos nossos cérebros. Ao vermos um rosto, julgamos poder sentir o que o outro sente, porque circuitos inconscientes nos obrigam a fazer isso, mas não podemos expressá-lo por meio de palavras e muito menos controla-lo.

Tudo o que não tem rosto é processado pela unidade de reconhecimento de objetos. Os autistas também usam a unidades dos objetos, ao olharem para um rosto humano. Para eles um tosto é como uma cadeira. É por isso que parecem ser cegos em relação às emoções dos outros. Nós, em contrapartida, inferimos, por vezes, vemos demais em um rosto, até exagerando no que vimos.

Alex Todorov realizou alguns estudos para tentar prever as eleições políticas a partir de traços a partir dos traços faciais. Em geral, conseguimos prever uns 70% das eleições com base num único olhar sobre um rosto.

Os nossos rostos determinam a forma como os outros nos veem, quer ganhemos ou percamos eleições, na hora de ser  contratado para um emprego ou quando saímos para o nosso primeiro encontro.


Estudos de estudantes universitários americanos revelaram que as amigas precisam de poucos milissegundos para alinharem os seus movimentos e gestos umas com as outras.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Analise de faces e rostos Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli