Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Associações

Associações

Essa é uma das ferramentas que mais tenho prazer em escrever.

Nosso cérebro tem uma capacidade incrível para fazer associações. Para ficar melhor de compreender, neste exato momento quero que pense a fruta chamada banana. Sem que você percebesse seu cérebro já começou a fazer associações com a fruta banana. Permita que seu cérebro continua a passar essas associações, e perceberá que quanto mais tempo leva, mais associações são feitas, incluindo até aquelas que te traz lembranças de algum momento, que pode envolver a fruta ou outras frutas, e em consequência dessa nova associação,  as associações com frutas, passaram a ser associações com lembranças que ocorreram em seu passado.

Essa capacidade inacreditável de nosso cérebro, é a que permite que em sua mente, sempre tenha um ou mais pensamentos acontecendo. A parte de lembrar algo que tu esqueceu, também pode ser facilmente relacionado as associações que nosso cérebro faz. Muitas vezes tu quer lembrar de algo e não consegue, mas por causa de associar um determinado pensamento, frase, palavra, lembrança, pessoa ou situação, a associação é feita com aquilo que esqueceu. Por exemplo, tu quer lembrar onde colocou as chaves do carro, se tu lembrar o último lugar em que a colocou, seu cérebro fará diversas associações de onde a chave pode estar. Se você não se lembrar do último lugar, as associações poderão ser feita com praticamente todos os lugares em que esteve. Sinistro não é¿ Vamos deixar mais sinistro ainda.

Em relação as religiões, uma vez, um rapaz conversando comigo, me explicou como ele se tornou evangélico de uma determinada denominação. Então ele explicou a situação que aconteceu, e como ele aceitou aquilo como uma forma de deus lhe mostrar que a igreja evangélica tal era a verdadeira sobre todas as outras. Este relato é um dos milhares que existem, mas o relato em si não é importante, quando eu expliquei sobre associações para ele, ele ficou pasmo.

Eu disse para ele que nosso inconsciente é programado por nosso ambiente, como ele estava envolvido no ambiente evangélico de uma determinada igreja, ficaria muito fácil do cérebro fazer essa associação e fazê-lo pensar que estaria no lugar que possuí a verdade, mas, eis o brilho do argumento, eu disse, se tu nascesse em outra cultura, como Islâmica, Judia, entre diversas outras, tu irei pensar que, o que passou, provaria que qualquer uma dessas culturas são verdadeiras, pois seu inconsciente por ser programado pelo ambiente, iria fazer sempre a mesma associação. Isso implica que, seu ambiente tem maior valor para seu inconsciente, assim sendo, fará associações com sua visão que é mais importante ou que tenha sentido pra você. Se o teísmo tem sentido pra você, isso significa que seu inconsciente, fará associações para que o teísmo faça sentido para você. Perceba que não tem nada de especial em seu relato, tudo o que mostrou foi que não possuía conhecimento das explicações mais simples e lógicas sobre o que ocorre em sua tomada de decisão. Tu ligou a deus porque seu cérebro rapidamente fez essa associação, e como na ferramenta anterior, seu consciente só tinha que decidir se aceitaria ou não, a associação feita com deus. Provavelmente deve ter sentido uma emoção ou sentimento acompanhado da associação, e essa é outra ferramenta que abordarei mais para frente.


Sobre associações por enquanto é só isso.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Associações Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli