Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sábado, 17 de maio de 2014

Influenciados pela emoção – O Lado Negro das Emoções

Influenciados pela emoção – O Lado Negro das Emoções

Talvez você não saiba, mas tudo que fazemos é sobre influência das emoções, mesmo quando tomamos decisões racionais, é porque tentamos deixar as emoções fora de nossa decisão.

Algumas vezes, estamos conscientes dessa influencia mas as vezes, nem percebemos que estamos agindo porque estamos sendo influenciados a agir de uma determinada forma.

A influência existe na crença, na descrença, na família, no trabalho, com os amigos, em discussões, no amor, na hora h, em qualquer conversa, entre diversos outros cenários.

Algumas vezes essa influência emocional está dentro de um limite do qual podemos controlar e não somos influenciados a decidir baseado no que sentimos, mas em outros casos, nossas emoções nos influenciam a seguir certos caminhos que se estivéssemos controlando essas emoções, a situação não teria acontecido.

Por exemplo, descontar um dia ruim de serviço na família que não tem nada a ver com a situação. Discutir, brigar, sair na mão por causa da influência emocional. E em muitos casos tomar decisões tão ruins por causa do que sentimos.

Pode parecer que não mas evitar tomar decisões, evitar descontar nos outros e quando estivermos com o lado emocional ruim, evitar que deus e o mundo se envolva em nossa mundo caótico momentâneo de emoções, a melhor maneira de não piorar uma situação nestes casos é não fazer nada.

Tenho dois exemplos para um bom entendedor.

1.                      No brasil, recentemente, uma mulher foi espancada, lixada, pela multidão e morreu logo mais no hospital por traumatismo craniano. Tudo começou com um boato na internet que logo pegou uma sequência de eventos imparáveis. Em consequência, a multidão linchou uma mulher que por causa do boato que dizia que ela fazia sacrifico de crianças, ela pagou um preço com sua vida. Mas aí que entra a parte importante. Ela era inocente. Não havia qualquer registro policial referente a está pessoa. Ela era uma pessoa comum, trabalhadora, que batalhava pelo seu sustento. Tinha uma cassa comum, vivia em um lugar de fácil acesso, e de fato, qualquer um podia chegar até onde ela se encontrava. Se ela realmente fosse uma pessoa que fosse culpada, ela teria um jeito melhor de se esconder, principalmente quando a coisa pegou fogo, mas isso não aconteceu. Uma multidão influenciada pela emoção de revolta tomou a justiça com suas próprias mãos e cometeu uma das maiores injustiças, mataram uma inocente. Eles merecem a prisão.

2.                      No filme Takarov, nicholas Kage faz o papel de um empresário casado e com uma filha. Certa noite, ele tem uma reunião importante e deixa a filha de 16 anos com seus dois amigos em casa. Tarde da noite, a policia interrompe a reunião e conversa com o empresário, dizendo que a filha dele estava morta. A primeira impressão é que 3 homens encapuzados entraram na casa, raptaram a filha, a mataram e a jogaram no rio próximo. Tudo indicava um trabalho da máfia. O empresário não ouvindo o conselho de não fazer nada de seu protetor o homem da máfia que o empresário trabalhou no passado por mais de 15 anos, ele sai freneticamente com seus amigos procurando os responsáveis. Eles matam algumas pessoas atrás de informação e ninguém sabe de nada. Esses dois amigos são mortos, um pela máfia russa, que depois foi atrás do protetor do empresário e põe um fim nele, por causa de seus homens mortos, e o outro, morreu na mão do empresário que pensou que tinha sido traído por ele. Voltando para casa, ele descobre que sua arma escondida havia sido utilizada para matar a filha, então ele vai atrás de respostas e conversando com os amigos (conversando entre aspas, ele tinha uma arma apontada para a cabeça do rapaz), ele descobre que, os três, incluindo sua filha, estavam conversando sobre o empresário e de quem ele era no passado. A filha então oferece se eles queriam ver algo legal, leva eles até o quarto do pai, e ela lhes entrega as armas, e eles começam a brincar com ela. Saem da casa, no tempo chuvoso, eles tinham bebido muito, e começam a brincar com a arma. A filha do empresário acredita que todas as armas estão descarregadas, um deles estava apontando a arma para cima, quando ela o puxa para trás, e ele abaixa o braço com o susto e puxou o gatilho. Tiro certeiro.

Para encobrir eles criaram uma história, que fosse aceita pela policia e que parecesse trabalho da máfia, para não levarem a culpa. No final, o arrependimento é enorme por parte do empresário que tenta o suicídio, mas antes disso é abordado pela máfia russa da qual tira sua vida.

Esses dois exemplos, fazem parte de um só. As vezes somos influenciados pelo que sentimos a tal ponto de tomar decisões ruins atrás de decisões ruins.  Quantas pessoas que sobre a influencia das emoções tiram sua vida, tiram a vida do próximo, fazem loucuras, exageram, e no final acabam se arrependendo do que fizeram.

Pode parecer que não, mas da mesma forma que nossas emoções nos atingem de forma negativa ela também nos atinge de forma positiva.

Quando você ama alguém e faz de tudo para manter o relacionamento saudável e duradouro.

Sem a influencia das emoções sua vida, o que faz ou deixa de fazer, não teria sentido algum. Por causa dessas emoções positivas que geram o prazer, conforto, confiança, esperança entre diversas outras emoções, sentimentos e sensações, sem elas, acreditar em deus ou acreditar em qualquer coisa, seria impossível.

Sem as emoções somos nada. Dependemos delas diariamente, e ela nos influencia diariamente. Algumas pessoas estão cientes de seu poder, enquanto as pessoas que não sabem da força que as emoções possuem, ficam ao vento, sendo levados pelo que sentem.

As emoções te influenciam tanto que muitas pessoas aceitam como um estilo de vida e adotam para suas vidas.

Bob Marley e Charlie Brow Jr, diziam que nada é tão errado se te faz feliz. Algumas pessoas dizem que entre o certo ou errado preferem aquilo que as faz feliz, outras ainda afirmam que entre ser feliz e estar certo, elas preferem ser felizes.

Milhares de pessoas são influenciadas pelas emoções com frequência, e ninguém pode escapar a sua influencia, a não se que a pessoa não tenha emoções.

Compreender e estudas as emoções é deverás importante para uma vida saudável em sociedade, família e assim por diante.

Na televisão, vi  um caso do qual um pai agrediu sua filha com força e raiva, 52 vezes com seu chinelo. Durante uns 10 minutos ele ficou batendo na filha. Quando a noticia se espalhou pela mídia, porque aquilo foi filmado, esse homem disse que não era nenhum monstro.

É claro que na analise que quem via as cenas, o homem era um monstro e em alguns comentários, existia ameaças de morte.

Mas tanto o homem, como as pessoas que o chamaram de monstro, estão sobre a influencia das emoções.

O homem somente tomou essa posição de agredir sua filha 52 vezes, por causa de sua maturidade falha, e de fato ele não é um monstro, mas por ter sido levado e influenciado pelas emoções que estava sentindo no momento, acabou exagerando em sua atitude. Este homem é um homem que é influenciado pelas emoções, e em nossa educação não ensina como lidar com as emoções de forma adequada. E no Brasil, essa não é a única história deste tipo, e posso garantir, no Brasil existe uma quantidade enorme de pessoas que possuem uma maturidade falha e fazem até pior com seus filhos. Humilhações verbais, públicas, privadas, agressões físicas e emocionais. A realidade está além  do que imaginamos, mesmo tendo pais exemplos no país, se a maturidade não for ensinada de nada adiantará.

O povo que estava chamando este homem de monstro, demonstraram falhas em sua maturidade, de tal forma que poderiam matar este homem pelo que ele fez.

As pessoas no geral possuem um enorme problema em separar o ser humano de forma racional (sem influencias das emoções) das emoções deste ser humano.

Se ele fez o que fez, isso implica que ele não estava no controle, é claro que ele é culpado, não estou aqui para inocentar ninguém por causa de emoções, mas se conseguimos observar em nós mesmo quando as emoções estão nos influenciando e evitar situações das quais perderíamos o controle, então neste caso, teríamos alcançado a maturidade emocional.

Em nosso país são poucos os que possuem uma maturidade adequada. E em minha opinião a maturidade emocional deveria ser ensinada nas escolas públicas, pois é ali onde tudo começa.


Por enquanto é isso. Obrigado por ler. Atenciosamente Gabriel Melo.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Influenciados pela emoção – O Lado Negro das Emoções Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli