Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 15 de maio de 2014

O que acontece no primeiro encontro? / Sistema de Erros e alertas

O que acontece no primeiro encontro? / Sistema de Erros e alertas

Não admira que o primeiro encontro nos deixe nervosos e ansiosos, já que existe um valor emocional envolvido. Em milissegundos o nosso cérebro avalia coisas como: a proporção entre os seios e a cintura, cor dos olhos, simetria facial, e odor do corpo. O que, por sua vez se da ao nosso subconsciente, se os nossos sistemas imunitários combinam.

Hoje os investigadores sabem que é mais provável nos apaixonarmos por pessoas parecidas conosco. Até tendemos a escolher nossos parceiros com a mesma largura de nariz ou que tenha um grau de inteligência ou maturidade que o nosso. 90% da nossa comunicação emocional é não verbal. Quanto mais uma pessoa imita subconscientemente os nosso gestos e expressões faciais, mais gostamos dela.

Em alguns casos é de tal forma que até adotamos o mesmo ritmo respiratório, quando conversamos com uma pessoa que gostamos. Quando acontece o beijo, o beijo que tem maior efeito, é aquele do qual é seguido o ritmo de seu parceiro ou parceira. Compartilhar a mesma intensidade, a mesma respiração, o que dá a impressão que os dois corações batem em ritmos parecidos, faz o beijo sem algo ainda melhor.

Para nos apaixonarmos o nosso cérebro libera hormonas que turvam o nosso raciocínio e nos tornam viciados. Então, só temos um objetivo: Estarmos perto dessa pessoa.

Ao contrário da opinião popular, os homens tendem a se apaixonar mais rapidamente e mais definitivamente do que as mulheres. Mas em cada um de nós, os nossos cérebros é que decidem por nós, muitos antes de o fazermos.

E por causa disso, há um sistema automático de monitorização de erros em nossas cabeças, que registra todas as falhas antes delas ocorrerem, já que nossos cérebros calculam constantemente o que sucederá a seguir. Se os detectores de movimento do nosso córtex cerebral registram os menores desvios do plano, o nosso sistema de alarme inconscientemente ativa-se. O departamento de motivação reduz a liberação de dopamina, a substância mensageira que antecipa todas as coisas boas da nossa vida. A queda de dopamina é registrada pelo núcleo acumbens,  uma minúscula estrutura que calcula constantemente o que nos fará felizes ou não.

Assim, antes que ocorra uma falha, alerta o CCA, uma espécie de alarme de incêndio em nosso córtex cerebral. Que por sua vez, este prova uma quebra de voltagem no cérebro consciente, que nos desperta, três décimos de segundo depois do primeiro alarme.


Os erros causam uma má sensação ao cérebro, é por isso que aprendemos com estes alarmes.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: O que acontece no primeiro encontro? / Sistema de Erros e alertas Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli