Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 21 de maio de 2014

O SEMINÁRIO DE JESUS - (THE JESUS SEMINAR)

O SEMINÁRIO DE JESUS - (THE JESUS SEMINAR)
O Seminário Jesus era um grupo de cerca de 150 estudiosos críticos e leigos , fundado em 1985 por Robert Funk , sob os auspícios do Instituto Westar .
__________________________________
O seminário ficou ativo na década de 1980 a 1990 [...] Eles produziram novas traduções do Novo Testamento e apócrifos para usar como fontes textuais.
__________________________________
Os resultados foram publicados em três relatórios: Os Cinco Evangelhos (1993), Os Atos de Jesus (1998), e O Evangelho de Jesus . (1999) Eles também executaram uma série de palestras e workshops em várias cidades norte-americanas.
__________________________________
A reconstrução do Jesus histórico no seminário retratou-o como um itinerante, sábio judeu helenista e curandeiro da fé que pregava um evangelho de libertação da injustiça em surpreendentes parábolas e aforismos [...] Tanto em seus ensinamentos e comportamentos, Ele transformava as idéias de senso comum de cabeça para baixo, confundindo as expectativas de seu público: ele pregou uma "regra imperial do Céu" (tradicionalmente traduzido como " Reino de Deus ") como estando já presente mas invisível, Ele retrata Deus como um amoroso pai , confraterniza com pessoas de fora e critica as de dentro.
__________________________________
De acordo com o seminário, Jesus era um homem mortal, nascido de dois pais humanos, que não realizou milagres nem morreu como um substituto dos pecadores, nem subiu corporalmente dentre os mortos.
__________________________________
Visões de um Jesus ressuscitado não eram nada mais do que experiências visionárias de alguns de seus discípulos ao invés de encontros físicos.
__________________________________
[...] Ao invés de revelar uma apocalíptica escatologia , que instrui seus discípulos para se preparar para o fim do mundo , argumentam que as palavras autênticas de Jesus indicam que ele pregou uma escatologia sapiencial , que incentiva todos os filhos de Deus a consertar o mundo .
__________________________________
"Sete Pilares da Sabedoria acadêmica"
Os Cinco Evangelhos enumera sete bases para a moderna erudição crítica de Jesus, alegando que estes "pilares" desenvolveram-se desde o final do século 18.
__________________________________
1. A distinção entre o Jesus histórico e as histórias que os evangelhos dizem sobre ele. Hermann Samuel Reimarus (1694-1768) iniciou o projeto Jesus histórico e David Friedrich Strauss estabeleceu como parte da crítica bíblica com seu livro Vida de Jesus Examinada Criticamente (1835) .
__________________________________
2. A distinção entre o Sinópticos e João. Desde 1800, os estudiosos da Bíblia têm feito distinção entre o Jesus dos evangelhos sinópticos (Marcos, Mateus e Lucas) e Jesus, em João, geralmente tendo os sinóticos mais valor histórico e João espiritual.
__________________________________
3. Identificação de Marcos como o primeiro evangelho . Em 1900, estudiosos críticos tinham em grande parte concluído que Marcos foi escrito antes de Mateus e Lucas e serviu como fonte para ambos.
__________________________________
4. Identificação do hipotético documento Q . Por volta de 1900, os estudiosos tinham a hipótese de uma coleção perdida de palavras de Jesus, que se acredita ser a fonte do material encontrado em Mateus e Lucas, mas não em Marcos.
__________________________________
5. Em 1906, Albert Schweitzer retratou Jesus como um profeta apocalíptico falho, e esta análise praticamente pôs fim à investigação histórica em Jesus. Nos anos de 1970 e 1980, no entanto, os historiadores críticos voltaram ao tema do Jesus histórico. Alguns desses estudiosos identificaram as imagens apocalípticas nos evangelhos como originárias de João Batista , e não sendo autênticas de Jesus.
__________________________________
6. A distinção entre culturas orais e impressão. Uma vez que Jesus viveu e pregou em uma cultura oral, os estudiosos esperam que, histórias ou frases memoráveis curtas são mais propensas a serem históricas.
__________________________________
7. A inversão do ónus da prova. Em sua época, Strauss tinha para oferecer evidências para questionar a historicidade de qualquer parte dos Evangelhos, porque seu público assumido que os evangelhos foram histórica. Hoje, a suposição é quase o oposto, com os evangelhos entende-se tão completamente enfeitados que é preciso evidências para supor que nada neles é histórico.
__________________________________
De acordo com o Seminário Jesus:
________Jesus de Nazaré nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande .
________O nome de sua mãe era Maria , e ele teve um pai humano, cujo nome não pode ter sido José .
________Jesus nasceu em Nazaré , não em Belém. .
________Jesus era um itinerante sábio que compartilhava refeições com párias sociais.
_________Jesus praticou a cura pela fé , sem o uso da medicina ou magia antiga, aliviando as aflições que hoje consideramos psicossomática .
__________Ele NÃO andou sobre as águas, NÃO alimentou a multidão com pães e peixes, NÃO transformou a água em vinho e NÃO ressuscitou Lázaro de entre os mortos.
___________Jesus foi preso em Jerusalém e crucificado pelos romanos.
___________Ele foi executado por perturbar a ordem pública, e NÃO porque afirmou ser o Filho de Deus.
___________O túmulo vazio é uma ficção - Jesus não foi ressuscitado dentre os mortos.
___________A crença na ressurreição baseia-se nas experiências visionárias de Paulo, Pedro e Maria Madalena .
__________________________________
Robert Funk morreu em 2005, mas notáveis companheiros sobreviventes do Seminário Jesus incluem Marcus Borg , John Dominic Crossan , Stephen L. Harris , Robert M. Price e Burton Mack . Borg é um cristão liberal que articula a visão hipótese para explicar a ressurreição de Jesus.
__________________________________
Crossan é uma voz importante na investigação do Jesus histórico contemporâneo, promovendo a idéia de um Jesus não-apocalíptico que prega a escatologia sapiencial . Funk foi um dos representantes mais importantes da pesquisa americana recente em parábolas de Jesus. Harris é o autor de vários livros sobre religião, incluindo livros didáticos de nível universitário.
__________________________________
Mack descreve Jesus como tendo sido um galileu cínico, baseado nos elementos do documento Q, que ele considera ser o mais antigo.
Fontes para pesquisa:
Blomberg, Craig. The Historical Reliability of the Gospels. Inter-Varsity Press. 1987.
Nash, Ronald H. The Gospel and the Greeks : Did the New Testament Borrow from Pagan Thought? Probe Ministries International. 1992.
Wilkins, Michael J. and J.P. Moreland (editors). Jesus Under Fire : Modern Scholarship Reinvents the Historical Jesus. Zondervan Publishing House, 1995.
Witherington III, Ben. The Jesus Quest : The Third Search for the Jew of Nazareth. InterVarsity. 1995.
Wright, N.T. Who Was Jesus (1882), Jesus and the Victory of God (1996), What Saint Paul Really Said (1997), and The Challenge of Jesus : Rediscovering Who Jesus Was and Is. (1999)
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: O SEMINÁRIO DE JESUS - (THE JESUS SEMINAR) Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli