Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sábado, 17 de maio de 2014

Pessoas que Preferem tomar decisões Emocionais ao invés de Racionai

Pessoas que Preferem tomar decisões Emocionais ao invés de Racionais

Você é uma pessoa madura ou imatura?

Como as pessoas demonstram imaturidade (falhas na maturidade) e nem percebem?

Esse é um assunto muito importante e complexo. Complexo no sentido de obter muitas variáveis e situações das quais requerem diversas ferramentas diferentes e muitas vezes uma combinação dessas ferramentas.

As pessoas no geral, acreditam que possuem maturidade, de fato, as pessoas acreditam em diversas coisas que não deveriam acreditar, e por causa disso, acabam falhando na questão de maturidade, sem nem mesmo saber que está falhando nesta área.

Pode parecer estranho, mas neste texto falaremos justamente sobre isso. Demonstraremos diversas situações das quais as pessoas demonstram imaturidade e em consequência, atinge todas as outras áreas da qual a pessoa vive ou diz ser.

Quando mais complexo e difícil, melhor.

Iremos analisar diversas áreas e ferramentas, então, chega de enrolação e vamos ao que interessa.

A primeira situação da qual as pessoas demonstram imaturidade é em relação a Críticas, opiniões que batem de frente com o que o individuo acredita, com o que ou quem ele é, ou com o que o individuo faz. Pessoas que possuem maturidade são profissionais em relação a este ponto, raramente se sentem ofendidas ou levam para o lado pessoal e em consequência se saem melhor não apenas nesta situação, mas no geral, pessoas que sabem lidar com críticas e opiniões diferentes, possuem uma maturidade ideal e esperada.
Ter como influência em sua vida as frases abaixo:

- Entre o certo ou errado prefiro ser feliz ou prefiro ser feliz do que estar certo ou nada é tão errado se te faz feliz.

Existem diversas outras frases parecidas com essas que demonstram 2 coisas:

1.                      Demonstra que a pessoa prefere tomar decisões baseadas em suas emoções, independente se estão certas ou erradas, se a pessoa sente que fez algo certo, mesmo traindo o marido, mas se sente feliz com isso, isso vai ser certo para está pessoa.
2.                      Demonstra que a pessoa não terminou seu trabalho em conquistar a maturidade emocional.

No geral essas pessoas procuram tudo o que lhes faz feliz, não importando se seja o mais errado possível ou imoral. Geralmente pessoas que as criticam ou dizem verdades para essas pessoas são vistas como ruins e negativas, que não respeitam suas opiniões, portanto ela trata essas pessoas de forma negativa por causa de sua maturidade falha e se aproxima de pessoas com caráter e atitudes questionáveis e as trata com muito prazer e respeito.

Essas pessoas se afastam de qualquer tipo de verdade que não seja a verdade que ela segue. Se essa pessoa for religiosa, o importante é a verdade da religião dela e não o que é uma verdade universal. Se essa pessoa for Ateia, o mesmo raciocínio é válido. Essas pessoas se escondem na ilusão da felicidade e no geral possuem vidas medíocres e cheias de arrependimentos. Quando relacionamentos não dão certo ou qualquer situação ruim que apareça elas utilizam diversas frases como:

- Enterra no passado ou se falarem de seu passado diga que não vive mais lá ou ignoram ou dizem para levar como experiências.

Eles utilizam uma das piores ferramentas para lidar com o passado e com situações ruins que aconteceram. A melhor estratégia é analisar o que aconteceu, levantar os prós e contras, ver o que poderia ter sido feito de forma diferente e se era necessário ou não conversar com as pessoas envolvidas na situação (normalmente é necessário, mas as pessoas arranjam cada justificativa e desculpas pra isso) e depois, de ponderar tudo isso, essa lição ao invés de ser algo negativo em seu passado, se tornou algo que te fez evoluir e ser melhor. Pessoas que utilizam as frases acima, apenas estão aumentando seus problemas sem saber lidar com ele de forma eficiente, e essa bola de neve, uma hora ou outra vai chegar ao fim de sua estrada e gerando não vai ser nada, mas nada agradável. Isso porque essas pessoas quando a situação fica ruim, elas são atingidas freneticamente pelas emoções, e como elas possuem dificuldades em relação a maturidade, geralmente o que essas pessoas fazem é ficarem ruins, de canto, sem falar com ninguém, em muitos casos descontar nas pessoas o que estão sentido. E elas acham isso normal e comum, quando na verdade demonstra o quão fracas e falhas são em relação a maturidade.

É muito importante dizer para as pessoas ao seu redor como tu está se sentindo, a partir daí as pessoas vão se adaptar ao seu estado emocional, desta forma criando uma situação proativa ao invés de negativa. Algumas pessoas por não se sentirem bem em relação a suas emoções, envolve deus e o mundo, e depois a situação fica sem volta, elas começam  a utilizar as frases acima como se realmente fosse uma desculpa ou justificativa para os erros que essas pessoas cometem.

Para lidar com essas pessoas somos obrigados a fazer um esforço gigantesco, pois qualquer palavra que disser, frase que disser, atitude que tomar, pode fazer essa pessoa ficar de cara contigo. E a pior parte, elas vão fazer de tudo para que você sinta como se fosse o responsável pelo estado emocional delas.

Pode parecer que não mas milhares de pessoas por causa de sua sociedade, por causa de seu ambiente ou por causa de alguma crença que acredite, vivem dessa forma até morrer. Eles realmente acreditam que aquilo seja verdade pelo fato da família deles sempre agirem assim, por causa de seu ambiente ser assim, ou porque seus amigos agem assim. Essas pessoas mesmo estando fora do quadro geral, elas defendem sua posição e o que acreditam com unhas e dentes, e mesmo que elas estejam errados, na perspectiva delas você está errado pois está oferecendo algo que tira o prazer que ela tem no momento.

Para lidar bem com essas pessoas, o que importa é ter atitude e iniciativa e o principal, gerar situações das quais essas pessoas sintam prazer, felicidade e satisfação. Isso implica que tu deve evoluir, tu deve ter planos de vida, tu deve ter sua posição sobre tudo, tu deve evitar DR, fazer planos e discussões de dinheiro e assim por diante com essas pessoas. Se depende-se dessas pessoas, elas viveriam com o pouco que ganham por toda a vida delas.  Essas pessoas por possuírem uma maturidade falha, passam isso para seus filhos que vão pensar e agir como o ambiente tende a agir, pois é assim que o inconsciente é programado: Através do ambiente e suas influências.

Essas pessoas tendem a serem explosivas, uma simples faísca pode gerar uma explosão. Essas pessoas com frequência estão dispostas a defender seu ponto de vista e a brigar por situações bobas.

Essas pessoas pelo fato de possuírem pouco controle sobre suas emoções, tende a fazer jogo emocionais e psicológicos em relacionamentos, tendem a manipular situações para obterem o que querem. Se for entre um casal, esse tipo de pessoa que age pela emoção ao invés da razão, pode fazer diversos jogos emocionais como:

Ø     Ficar fria, distante, te ignorar, para te punir, ou para que tu dê atenção ou que dê algo que ela quer. Muitas vezes, essas pessoas utilizam uma frase muito interessante, em situações assim:

- O silêncio é a melhor resposta. Não ligue, não entre em contato, o silêncio derruba qualquer um.
Se estiver passando por situações como essas, pode ter certeza que essa pessoa sabe muito bem o que está fazendo com você. Cuidado para não pensar que o problema é você, ou para ir até ela e pedir desculpas por algo que tu nem sabe o que é.

Ø     Fingir doença para receber o dengo e carinho da pessoa amada;
Ø     Brigar para receber o sexo de reconciliação;
Ø     Sexo de recompensa, é quando a pessoa recebe o que quer e em consequência se torna excelente em diversas áreas do relacionamento.

E existe uma quantidade gigantesca de jogos emocionais e psicológicos que as pessoas fazem e utilizam as piores justificativas para os utilizar. O que demonstra exatamente as falhas que essa pessoa possuí em sua maturidade.

Essas pessoas por incrível que pareça, elas não se acham imaturas, elas acreditam que criam os filhos muito bem e da maneira ideal, algumas vezes até exageram dizendo que o filho são delas e fazem o que quiser. Através desta justificativa, já vi pais impondo sua força perante seus filhos, batendo os humilhando principalmente em público. Se utilizando de forma exagerada de chinelos, cintas, ferro e fios para darem lições em seus filhos. Essas pessoas que dizem serem boas e que dizem possuir maturidade, elas possuem apenas isso, palavras.

Normalmente, elas fazem essa atitude que difere comportamento de palavras, para obterem aquilo que esperam. Elas raramente conversam sobre assuntos importantes, pois em minha opinião e não sou expert nisso, é que não possuem a atitude e a iniciativa, assim como o conforto e confiança necessários para isso. Por isso acabam acreditando que entendem meias palavras, que entendem as pessoas de simplesmente olhar para elas e assim por diante.

Como eu disse se quer se dar bem com essas pessoas, é necessário que entenda a perspectiva dela e somente assim, após criar esse vínculo essa pessoa estará disposta a ouvir a verdade ou verdades que tem a dizer.

Se não fizer isso, eu garanto, que essas pessoas viraram as costas para você, pois não iram gostar do que você diz.

Essas pessoas que são boas pessoas, e que possuem imaturidade por não possuírem as características e ferramentas ideais que levariam essas pessoas a terem maturidade, talvez por causa da influência de seu ambiente ou que possuem essa crença como estilo de vida, elas acabam sendo vistas como duas caras, pessoas não confiáveis e que ao se aproximar é necessário cuidado.

Para essas pessoas, pessoas que dizem a verdade, que tentam viver pela razão, são vistas como pessoas insensíveis, que não compreendem elas, duras e assim por diante. Mas o que acontece é que, pessoas que possuem maturidade acabam passando essa impressão para pessoas com uma maturidade falha, e em consequência, pessoas que tendem a serem mais emotivas se afastam de pessoas que tendem a ser racionais. Para que essas duas pessoas estejam juntas ou que possuam amizade, será se de alguma forma a pessoal racional demonstrar simpatia e negar a si mesma diversos assuntos que aprecie, para que a pessoa emocional possa se sentir bem a seu lado. Ou a pessoa emocional abre mão ou a pessoa racional abre mão, caso contrário a convivência entre as duas partes é praticamente inexistente.

Outra forma de saber se a pessoa possuí tendências a imaturidade é observar como essa pessoa é no trabalho. Se ela leva o trabalho para o lado pessoal, isso implica que o profissionalismo da pessoa está comprometido e se torna muito complicado de lidar com essa pessoa.

E não apenas isso, elas tendem a levar seus problemas do serviço para casa, fazendo sua família se envolver em problemas que eles não tem nada a ver com o ocorrido. No serviço as emoções afetam o trabalho.

Normalmente essas pessoas em trabalhos profissionais tendem a não possuir cargos de confiança, do qual necessite que a razão sobressaia sobre o emocional. As áreas que normalmente essas pessoas atuam, são áreas da qual atuam com outras pessoas, das quais podem conversar com outras pessoas, interagir com outras pessoas.

Pessoas emocionais por algum motivo possuem dificuldades em negociações, isso porque, por causa da influência emocional, mesmo que um acordo seja bom para as duas partes, por causa dessa influência emocional, a pessoa pode querer mais, ou querer que a outra pessoa sofra mais do que deveria.

Pessoas que preferem a emoção do que a razão, possuem dificuldades em conversas sérias, possuem dificuldades em DR (discussão de relacionamento) e ao invés de buscarem a melhor resposta ou solução, tendem a agir com 0% ou 100%.

Tomar decisões baseadas em 0% ou 100%, significa que ou será de um jeito ou será de outro jeito, sem a possibilidade de respostas entre essas porcentagens. Ou é sim ou é não, raramente existe meio termo.

Isso quer dizer que se elas passam por uma situação de prazer ou uma situação muito ruim, elas tendem a agir aceitando totalmente ou negando totalmente. A atitude dessas pessoas é se algo não está bom jogue fora. Elas fazem isso, ao invés de procurarem a melhor resposta para a situação complexa que surgiu.

Este foi um pequeno artigo do qual falamos sobre, como pessoas que possuem uma maturidade falha, são difíceis de lidar, a não ser que saiba oferecer o que essas pessoas querem. Se tu atingir o que pessoas emocionais querem, pode ter certeza que ouvirá frases como:

- Tu foi a melhor coisa que aconteceu comigo (as vezes até em pouco tempo de conhecimento de um e do outro);

- Essas pessoas te defendem com unhas e dentes, independente se o que fez foi certo ou errado, porque o que você oferece para elas é positivo de forma emocional.

- Elas se sentem conectadas com você.

E assim por diante.

Acredito que pegou, o que quero dizer. Caso esteja envolvido com uma pessoa assim ou tenha pessoas próximas a você que agem dessa forma, se prepare para ter diversas ferramentas para lidar com situações ruins, caso contrário, encontrará dificuldades em lidar com essas pessoas.

Lembre-se, essas pessoas procuram emoções e sentimentos fortes, se oferecer situações que agreguem essas sensações de prazer, satisfação e felicidade, garanto que terá essa pessoa ao seu lado por muito, mas muito tempo.

Você agora sabe o que evitar fazer e o que deve fazer. Utilize com sabedoria este conhecimento.

Uma coisa eu garanto pra você: se essa pessoa ter em você sua fonte de prazer, ela irá te perdoar até mesmo de uma traição, pois elas não possuem controle em relação as emoções, por causa disso, se ela recebe prazer, satisfação e felicidade vindo de você, elas perdoam traições, fingem que não veem as coisas que acontecem.

Essas são pessoas excelentes para serem enganadas, pois uma vez que tu fez elas se sentirem bem, elas desejaram ficar ao seu lado até a morte. É por isso que muitas pessoas sabem que alguém não presta, sabem que a religião que segue é errada, sabem que estão erradas em diversos pontos, mas continuam a viver no erro, e o motivo disso é que elas se sentem bem com o que fazem, com quem são e com o que querem. E vão continuar ali até que algo muito importante aconteça que a faça enxergar seu próprio erro, enquanto isso não acontece, pessoas racionais são obrigadas a aceitar diversas posições desfavoráveis por causa dessas pessoas, como na politica e locais públicos.

Obrigado por ler. Atenciosamente Gabriel Melo.




  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Pessoas que Preferem tomar decisões Emocionais ao invés de Racionai Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli