Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Simulacro

Simulacro

Baudrillard define o termo Simulacro, como algo que é somente uma imagem de algo real ou imaginário, mas que se interage como se ele realmente fosse aquilo que representa.

Essa realidade pode ser chamada de simulação do que é a interação real com a coisa real seria. Então por exemplo, se alguém usa um pingente e acredita que ele dá sorte, o pingente físico virou um simulacro de um pingente mágico. Para quem o usa, ele representa a imagem de um pingente mágico e é tratado diretamente como se ele fosse mágico.

Quando uma pessoa acredita que o pingente lhe traz sorte, então está simulando a experiência de que o pingente é mágico. O pingente físico pode ser completamente mundano e não ter propriedades mágicas de qualquer espécie, mas para quem o usa, está simulando uma experiência mágica em sua mente. Muito embora o pingente ser algo nada mágico, mas através de eventos afortunados são percebidos como sendo seu poder mágico fazendo acontecer esses eventos afortunados.

Alguém pode pensar o mesmo de imagens e ídolos para quais reza que são representações diretas de deuses. Podendo ser fotografias, pertences ou lembranças de amados que faleceram. Há pessoas que falam com eles como se eles tivessem de fato a consciência do que se espera.

De acordo com Baudrillard e o professor, Deus em si como experimentado pelos religiosos, seria outro simulacro, uma imagem, representando um conceito de um ser supremo e sobrenatural.

Os religiosos simulam a experiência desse ser supremo em suas mentes, interpretando assim o que de outra maneira seriam eventos naturais. Mas essa experiência não envolve um ser supremo atuando neles de forma alguma. Assim quando eu experimento emoções profundas daquilo que eu percebo ser o Espirito Santo, eu estava de acordo com Baudrillard somente simulando, subconsciente em minha mente como eu me sentiria como se o Espirito Santo de fato estivesse dentro de mim.


Eu experimentei emoções verdadeiras, mas elas eram respostas a uma experiência simulada. Ela parecia real porque minha mente a tornava real. Os nossos cérebros aparentemente são profundamente adaptados para criar simulações para nossa consciência experimentar. 


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Simulacro Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli