Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sábado, 17 de maio de 2014

Suas emoções dizem que tipo de maturidade você tem

Suas emoções dizem que tipo de maturidade você tem

A um bom tempo estava querendo escrever sobre este assunto. Muitas pessoas não sabem a importância e não possuem ideia de como as emoções influenciam as pessoas a tomarem decisões ruins. Em consequência de não terem o conhecimento sobre isso, acabam criando situações e problemas indesejáveis pelo simples fato de não conhecer as ferramentas adequadas que facilitariam muito quando essas situações indesejadas acontecessem.

Pessoas comuns acreditam que quem ela é como pessoa, também é como pessoa emocional. Comece a tentar separar você de suas emoções. Imagine dois potes, um é você sem a influência das emoções e no outro pote contendo apenas as emoções. Normalmente quando tu toma decisões sem a influência das emoções, suas decisões tendem a serem as mais racionais possíveis, mas ao tomar está mesma decisão sobre a influência das emoções, sua decisão final seria bem diferente de sua decisão sem a influência das emoções.

Existem muitas situações no dia a dia, que acionam o gatilho emocional e nos fazem sair de nossa área de conforto, entrando em um área desconhecida e da qual não possuímos controle. Ou seja, ao sairmos da área de nosso controle, tendemos a tomar decisões ruins, principalmente por não compreendermos as ferramentas que nos auxiliam em relação a como lidar com nossas emoções, e é justamente quando você não está no controle que podemos ver se tu és uma pessoa que possuí maturidade ou não.

Em minha opinião, uma das formas de lidar com as emoções é reconhecer quais emoções estão te influenciando no momento e a partir daí, escolher a melhor ferramenta para lidar com essa emoção em questão.

Não espere a pessoa descobrir como você está, diga como você está. As pessoas tendem a serem falsas e a mentirem com frequência, mas se ao invés de ir para uma mentira pequena, vá direto para o assunto principal e diga como está se sentindo. Isso evitará muitos problemas.

Irei colocar diversos exemplos, que eu passo no dia a dia, e de como tento controlar essas emoções para que ela não interfira e crie uma situação muito ruim. Então vamos lá, irei enumerar cada exemplo para ficar mais fácil e visível. Dos quais eu passei por um estado emocional ruim e como pessoas ao meu redor passaram por esses estágios emocionais ruins.

1 Exemplo: a um tempo atrás eu não estava me sentindo bem, queria ficar na minha, eu também sabia que no estado emocional que eu estava os assuntos eram desinteressantes e eu sabia que eu não renderia tanto quanto em dias comuns. Ao invés de eu ficar na minha sem avisar ninguém, eu tomei a iniciativa e expliquei que eu não estava muito bem de forma emocional e que neste estado, qualquer brincadeira pode se tornar em uma situação difícil e complicada. Eles entenderam e me trataram de forma diferente do que me tratariam nos outros dias. Você já deve ter visto aquele tipo de pessoa que não está bem, e tu faz uma brincadeira e depois sai dizendo que a pessoa não sabe que é uma brincadeira, uma piada e tu fica puto com a pessoa por causa disso. Diz que a pessoa é isso e aquilo, mas adivinha de quem foi o erro¿ Exatamente, seu por não perceber o estado emocional da pessoa e da pessoa por não lhe avisar que não estava bem. Em consequência uma situação muito ruim aconteceu, já que as informações se desencontraram em algum lugar, e isso pode fazer amigos ficarem sem se falar por muito tempo e até mesmo terminar a amizade. Então dica a dica, se estiver ruim de forma emocional avise, antes de fazer uma brincadeira, certifique-se de que a pessoa está no clima. Se a pessoa não estiver no estado emocional esperado, qualquer brincadeira ou humor tende a falhar. Pense nisso.

2 – A um tempo atrás estava conversando com uma pessoa e do nada, ela começou a me tratar mal, de forma negativa e estava nervosa. Em outras palavras a pessoa estava descontando em mim seu estado emocional. Do qual eu dei uma basta na hora, e avisei, se tu continuar a jogar neste nível, eu irei jogar ainda melhor, você está sobre a influência de duas emoções, eu não tenho nada a ver com o que está sentindo, então pare de descontar em mim. A pessoa parou e continuei uma conversa, com menos humor e assuntos do quais poderiam ativar o gatilho emocional, fazendo a pessoa voltar a seu estado anterior e ficar ainda pior.

3 – Eu havia perdido minha chave no meu quarto, e como faltava pouco tempo para eu ir trabalhar, meu gatilho emocional foi ativado, como eu percebi isso, cheguei na minha irmã e disse. Olha, preciso de sua ajuda, irei te explicar rapidamente, eu não faço ideia de onde está minha chave e tenho pouco tempo para ir trabalhar, meu estado emocional está me atrapalhando e sei que mesmo que seja óbvio onde a chave está, eu não irei vê-la, pode me ajudar¿ Ela foi ate meu quarto me acompanhando, quando chegamos lá, ela fez uma simples pergunta: Onde foi a última vez que deixou a chave¿. E na hora lembrei que a chave estava em cima da cama, e que poderia ter caído no chão. Em menos de 1 minuto achei minha chave. Este exemplo, ilustra muito bem como nossas emoções nos cegam, nos impedindo de ver o óbvio, de ver o simples. Nossas emoções possuem o poder de nos enganar, vale a pena ficar alerta.

4 – Eu estava no sul, visitando uma ex amiga. Neste visita durante 4 dias seguidos ela ficou diferente. Como na época eu não compreendia o que as emoções dizem, eu fiquei muito chateado com essa pessoa. Ela ficou em silencio, raramente falava comigo, me ignorava sempre que possível, no natal, como eu não compreendia o que estava acontecendo, fui cumprimentar ela e deseja um ótimo natal. Bem, ela disse que não tinha nada a comemorar e simplesmente me estendeu a mão, como um ato de boa fé, para não passar em branco.  A partir daí, eu também fui atingido pelo estado emocional dessa mulher e joguei na mesma moeda, o que se eu conhece-se o quanto que conheço hoje sobre emoções, as coisas teriam sido totalmente diferentes. Aqui, tu percebe, que, pessoas que não conhecem sobre emoções, possuem dificuldades em reconhecer quando alguém está tomando decisões sobre a influência das emoções e pelo fato da pessoa não dizer nada em relação a como se sente, acaba criando, mesmo que sem querer situações ruins sem necessidade. Mais tarde a irmã dela me disse o que estava acontecendo e eu fiquei indignado pois eu não tinha nada a ver com a situação, nunca tinha visto ela chateada antes, e mesmo assim, ela me envolveu com suas emoções negativas.

5 Exemplo – Eu tinha uma amiga que tinha um filho. Um dia ela acordou com seu filho gritando sério com seus avós, e seus avós estavam o tirando do sério de propósito em sua brincadeira. Essa pessoa levantou da cama com um mal humor incrível, dando passos pesados, pegou a cinta e começou a bater em seu filho de forma muito forte, e dizia que quando os pais dela estiverem fazendo o filho dela ficar daquele jeito quem vai apanhar é o filho dela. Ela saiu de perto delas, levando o filho pro quarto, de tal forma que até mesmo a irmã dela disse, nossa carol, não precisa fazer isso. A carol voltou para a irmã e disse, o filho é meu e cuido como eu quiser, tu vai cuidar dos seus. Depois ela abraçava o filho pedindo desculpas e tal. De forma coerente, provavelmente ela não teria agido dessa maneira se não fosse pela cegueira das emoções, como ela não possuí conhecimento sobre isso, ela simplesmente agiu baseando-se no que estava sentido. O que no final das contas acabou sendo uma decisão ruim, principalmente para a visita que eu no caso. Mais tarde a mãe dela pediu desculpas para mim, e que estava envergonhada pelo que aconteceu. A filha nem se quer teve a capacidade de conversar sobre o assunto e explicar o que deveria ser explicado.

Para finalizar o artigo, existem diversas situações que acontecem e acabam gerando enormes problemas, como por exemplo, o homem que desceu de seu carro e deu 3 tiros no motorista da frente em frente a família. O pai que bateu tanto na filha que a policia interveio e tirou a guarda do pai. Mais tarde o pai alegou que não sabia o que tinha acontecido e disse que não era um monstro. E de fato ele não é um monstro, mas quando as emoções o fizeram ser um.

Aqueles que não conhecem sobre as emoções e como lidar com elas, demonstram imaturidade e diversas áreas que precisam melhorar.

Demonstram que possuem problemas com críticas, opiniões diferentes, podendo dizer que não deve ligar para opinião dos outros e muitas vezes até mesmo a dizer foda-se para como as outras pessoas pensam ou criticam.

Demonstram dificuldades na resolução de problemas e conflitos. Imaturidade na comunicação, em se expressar, em dizer o que se passa e melhorar a situação. Em consequência essas atitudes são facilmente percebidas em pessoas que são imaturas mas não aceitam e não dizem que são imaturas.

Tendem a ser pessoas difíceis de lidar, das quais temos que tomar cuidado com frequência ou sobrará para nós um problema sem qualquer necessidade. São pessoas que tendem a dizer que somente aceitam críticas construtivas, possuem grande dificuldades quando pessoas discordam de seu ponto de vista e em debates, são péssimos em oferecer bons argumentos, em muitos casos ofendendo a outra pessoa, levando para o pessoal e novamente como venho dizendo até o momento, estando sobre a influência das emoções que leva a pessoa a tomar atitudes negativas.

Esse tipo de comportamento geralmente torna essas pessoas falsas e hipócritas, mesmo que elas não sejam, pois elas tendem a dizer algo, mas quando a situação desse algo acontece, a pessoa toma decisões diferentes, e isso gera uma imagem ruim da pessoa.

Algumas pessoas tem essa imagem ruim por uma má analise, enquanto outros possuem uma imagem ruim por não possuir maturidade.

Controle suas emoções, ou terá consequências desagradáveis na maioria das vezes. Se não conseguir controlar suas emoções, o que é bem comum e não é algo para esquentar muito a cabeça, saiba como lidar com elas. Ao invés de se isolar, ficar em silêncio, ignorar meio mundo, diga como se sente, e observe como as pessoas aceitam melhor a situação.

Em relacionamentos isso é muito importante. Tudo bem tu ficar chateado e de canto, ignorar ou até mesmo fazer silencio, um dia ou dois assim tudo bem, mas a partir do segundo, vai acarretar problemas. Ninguém é adivinho para saber o que está acontecendo, mulheres tem muito esse problema em relação a dizer como elas se sentem, alguns problemas que poderiam ser resolvidos facilmente, muitas mulheres dizem que se o homem não chegar e resolver, elas não resolvem. Eu já vi situações da mulher terminar o relacionamento, terminar o casamento, pelo fato do homem não ter chegado para resolver a situação, e em outro caso, do homem chegar para resolver, quando eu fiquei sabendo do porque a mulher tinha feito toda aquela situação, eu fiquei impressionado do quão insignificante era o motivo.

Muitas mulheres se gabam em relação as emoções e dizem o quão maduras são, mas se quer realmente conhecer uma mulher, crie situações negativas e veja como ela reage. Se ela reagir com maturidade,  as palavras dessa mulher segue o comportamento dela (Excelente mulher para ter ao lado), se as palavras dela são diferentes do comportamento, ou seja, o que ela diz, não é o que ela faz, esse é o tipo de mulher que tende a dar problema e a criar situações indesejáveis.

Perceba que não estou falando para terminar seu relacionamento por causa disso, estou dizendo que, se sua mulher for o primeiro caso, você não necessitará das ferramentas para lidar com ela, pois ela raramente vai lhe trazer problemas emocionais. No segundo caso, tu precisa conhecer as ferramentas adequadas, caso contrario irá sofrer o que não deveria sofrer.

Esses dias vi um comentário de um sedutor famoso, ele disse que se a mulher começar com graça (jogos emocionais e manipuladores), na segunda vez ele termina e que este era o primeiro aviso. Na real (comunidade online da qual eu não aprovo muita coisa que tem lá), ele tomam essa atitude direta para lidar com os jogos emocionais. Eles demonstram imaturidade, se utilizando da manipulação e o medo da mulher em relação ao termino, para a mulher agir como eles querem que ela haja, o que eu acho uma besteira total, pois eles estão demonstrando imaturidade e pouco conhecimento para lidar com problemas e resolução de conflitos.

Minha pergunta para esses senhores é a seguinte: quantos relacionamentos são necessários para que pare de utilizar está ferramenta falha de terminar com a mulher¿ 15¿ 50¿

Tu vai perder pessoas que ama simplesmente por não saber lidar com a maturidade da pessoa?


Perceba que existem diversas formas de demonstrar imaturidade. Conheça suas emoções e as ferramentas de lidar com elas e conhecerá a si mesmo.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Suas emoções dizem que tipo de maturidade você tem Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli