Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Crítica a Literatura Espírita em relação A deus e sua moralidade

Crítica a Literatura Espírita em relação A deus e sua moralidade

       Esses dias um amigo, de algum tempo, ele sendo espirita, e eu sendo, bem, odeio colocar nomes, então se quiser me chamar de Ateu, Teísta ou Agnóstico, pra mim tanto faz, esses nomes tendem a separar as pessoas, como não ligo pra isso, não faz diferença do que me chamem!

      Esse amigo pediu para analisar um texto na Literatura Espirita Referente a Deus ser bom, é claro que com muito prazer resolvi dar uma olhada, como eu gosto de dizer, quanto mais conhecimento melhor.

      Eis os links:

> O que é Deus? Clique Aqui
> Origem do Bem e do Mal Clique Aqui

     Li os dois artigos e irei analisa-lo aqui pra vocês.

      Hoje existe um grande problema, que está mal resolvido. No mundo existem cerca de 2 Bilhões de Deuses e em cerca de 10 mil religiões, podemos contabilizar 2e elevado a 13, o que seria uma chance em 30 trilhões de que você está seguindo o 'Deus' correto, isso implica que 1,999,999,999 bilhões de Deuses são falsos. Você decide se é fácil Seguir a Deus ou se realmente o seu Deus é o verdadeiro, isso é com você e não comigo!

     Hoje em dia temos um grande Problema, pois as pessoas caem contra si mesmas quando falam de deus, como não tenho um nome especifico este ser que chamam através de um de vários nomes, ou seja, um dos nomes dados ao ser metafísico é Deus. É aqui onde pode ser feita uma comparação entre o Ser metafísico e o Seu Deus que segue. Fazendo essa comparação é possível saber se seu Deus é o verdadeiro dos quase 2 Bilhões de Deuses.

      Em relação ao Ser metafísico, é impossível afirmar que ele é bom ou mal, é impossível afirmar que ele faz somente o bem ou tem motivos para fazer a maldade. O motivo disso é que este ser é indiferente a sua criação, neste caso, temos um problema muito grande em relação ao teísmo e na crença de que Deus é bom. Como o Ser metafísico pode ser Indiferente e ao mesmo tempo Bom? É algo difícil de Acontecer.

     Existe uma frase que curto muito que diz:

    'Repita algo inúmeras vezes, um hora ou outra, as pessoas aceitam como verdade o que está sendo dito'

     Dito isto, de onde vem a ideia de que 'Deus' é bom? Somente da crença em um Deus pessoal e intermediador. Portanto quando alguém falar de Deus de Agora em diante, estará se referindo ao Deus que ele acredita Ser o Ser metafísico, não que seja o ser metafísico. O que a pessoa acredita e o que acontece realmente são duas coisas totalmente diferentes.

    No artigo sobre 'o que é deus?' Paulo Roberto Martins diz:

'.... Recebeu dos Espíritos que "assinam" os prolegômenos de "O livro dos Espíritos" a resposta mais próxima da verdade científica até hoje já concebida: - Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. A lei básica que rege o Universo (todas as coisas) é a lei de Causa e Efeito ou Ação e Reação, como é conhecida no meio científico. Para um efeito inteligente sempre haverá uma causa inteligente correspondente....'

     Podemos Observar que o que é dito acima é em relação ao Ser Metafísico e não a um Ser intitulado como Deus. Caso você consiga provar que Deus é o mesmo Ser metafísico, portanto o que tu segue será verdadeiro, caso contrário será falso!

     Quando Ele diz inteligência suprema, ele se remete a nossa inteligência comparando-a com de Deus, baseado nisso, ele pode afirmar utilizando as palavras Inteligência Suprema, se baseando em nossa visão para com Deus. Agora se analisar a visão de Deus para com o mundo, essa ideia de Inteligência Suprema Desaparece, já que 'inteligência' para nós não é o que Deus considera como inteligência, provavelmente em uma perspectiva divina, a palavra inteligência nem exista. Portanto, essa visão de 'inteligência suprema' é uma visão humana em comparação a Deus.

      Sobre Deus no post, é basicamente isso,não a qualquer ligação entre 'Deus' e o Ser metafísico, ele simplesmente aceita essa premissa como verdadeira, ignorante todas as 1,999,999,999 de possibilidades. Não tem nada de novo, ele poderia até utilizar o argumento de Kalam para defender ainda mais sua argumentação, mas nem mesmo o argumento de Kalam prova a existência do Deus do espiritismo como verdadeira, apenas evidenciam a existência de um Ser metafísico, nada mais. O 'Deus' que eles dizem seguir, simplesmente o aceitam, desta forma ignorando (Sem conhecimento) os quase dois bilhões de outros deuses.

    Como o autor do Post Utiliza a bíblia como defesa, é daqui que vem a ideia dessas pessoas como 'deus bom' e assim por diante, é hora do show. Irei mostrar pra vocês como invalidar qualquer argumento em relação ao Deus do Cristianismo, então vamos lá.

       A partir de agora vamos analisar, o texto de Número 2, Origem do Bem e do Mal:

      A partir de Agora vai ficar interessante, já sabemos que o Ser metafísico é indiferente em relação ao bem e o mal, já que o bem e o mal, somente existe em nosso mundo, fora de nosso mundo, não existe o bem e o mal. O bem e o mal, somente existem por causa do lado emocional do ser humano, caso contrário o ser humano não possuísse um lado emocional, seria impossível para ele dizer o que é certo ou errado, já que este ser não sentiria alegria, tristeza, amor, paz, ódio, fúria, e assim por diante. Adiantando pra vocês, tudo o que consideramos moralmente correto ou errado, primeiramente a decisão é emocional e em segundo plano se torna racional. Para deixar um exemplo, se alguém matasse sua família você iria gosta ou se sentir bem com isso, ou até mesmo indiferente? Acredito que não, essas decisões de moralmente correto ou não, primeiramente é algo emocional, e  a partir daí da pra fazer uma comparação entre todas as pessoas e o que elas sentem em relação a algo, principalmente se ela ter sentimentos e moções voltadas pra isso. Qualquer Lei se baseia em primeiro lugar em como as pessoas se sentem em relação a algo, portanto o lado emocional é vital em nossas leis, que somente depois se tornam algo racional.

      Também Sabemos que o mal e o bem somente existe em nosso mundo, portanto é impossível dizer que o Ser metafísico é bom ou mal. Dito isto, aparece uma verdade escondida e muito preocupante, se o bem e o mal somente existem em nosso mundo, já que não temos confirmação de vida inteligente em outros locais, apenas chegamos a conclusão de que é possível de ter vida em outras planetas, incluindo mais inteligentes e avanças, temos que dizer que:

      'Deus' somente existe em nosso mundo.

      É claro que você pode contestar isso, é um direito seu, mas aqui na terra temos cerca de 2 Bilhões de Deuses, se um deles for o verdadeiro isso implica que 1,999,999,999 são falsos, o que novamente permite  possibilidade da existência de Deus ser apenas Terrestre e não Universal, já que somos nós que necessitamos dele. Lembrando que 'necessidade' é uma palavra que se relaciona ao lado emocional, já que necessidade se remete a uma emoção, sensação de que algo é necessário para nossa existência, o que não passa de um truque de nosso inconsciente para que tudo que façamos tenha algum sentido.

     Através do Lado emocional é possível acreditar em qualquer Deus, é possível ter fé em qualquer coisa, o lado emocional não diferencia o Deus do Cristianismo de qualquer outro deus, o lado emocional nem mesmo faz diferença entre Duendes, Deuses, para o lado emocional todas tem o mesmo valor e são as mesma coisa. O lado emocional explica perfeitamente porque as pessoas encontram deus em qualquer lugar, o lado emocional explica perfeitamente o porque de você gostar de algo e gostar menos de outra coisa. O lado emocional explica o porque tu gosta de Funk e não gosta de POP, o lado emocional respondi muitas questões, principalmente religiosas de uma maneira espetacular, principalmente sobre o vazio emocional, que é a falta de sentido nas coisas, em outro artigo explico melhor. Sem o lado emocional não saberíamos se algo é bom ou ruim, se algo é correto ou não, isso porque se não houver sentimento, emoções, sensações, nada do que façamos teria algum sentido.

    Como o autor do Post se baseia no Deus bíblico, por isso ele diz assim:

     
         '1. Sendo Deus o princípio de todas as coisas, e sendo tal princípio todo sabedoria, todo bondade, todo justiça, tudo que dele provém deve participar de seus atributos, pois que aquilo que é infinitamente sábio, justo e bom, não pode produzir nada que seja desrazoável, mau e injusto. Portanto, o mal que observamos não pode ter sua origem nele.

        2. Se o mal fosse atribuição de um ente especial, chamado Ahriman ou Satanás, de duas coisas uma ou tal entidade seria igual a Deus, e por conseguinte tão poderosa quanto ele e teria existido por toda a eternidade como ele, ou lhe seria inferior.

          No primeiro caso, haveria duas potências rivais, lutando sem cessar, cada uma procurando desfazer o que a outra houvesse feito, contrariando-se mutuamente. Esta hipótese é inconciliável com a unidade de visão que se revela na disposição do universo.

          No segundo caso, sendo esta entidade inferior a Deus, ser-lhe-ia subordinada; não podendo ter existido, como ele, por toda a eternidade; sem ser seu igual, teria tido um começo; se ele foi criado, não o pode ter sido, senão por Deus; Deus teria assim criado o Espírito do mal, o que seria a negação da infinita bondade. (Vide `O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina Segundo o Espiritismo', Cap. X, `Os Demônios'.)

         3. Entretanto, o mal existe e tem uma causa.
        Os males de toda espécie, físicos ou morais, que afligem a humanidade, apresentam duas categorias que é necessário distinguir: tais são os males que o homem pode evitar, e os que são independentes de sua vontade. Entre estes últimos, colocam-se os flagelos naturais.'


        Na primeira Premissa já vemos a intervenção da Realidade bíblica na crença deste autor do post, ele diz que deus é o principio de todas as coisas, e então ele diz a palavra sabedoria, é aqui que começamos a ter diversos problemas, por favor procure no dicionário as palavras sabedoria, conhecimento, sábio e etc. Todas essas palavras se remetem a um inicio, em outras palavras, a sabedoria de Deus teve um inicio, pois é impossível alguém ou qualquer coisa, ser sábio por ser sábio, a sabedoria é um caminho percorrido e se é um caminho percorrido isso implica que ela teve um inicio. Muitos Religiosos Alegam que a Sabedoria começa em Deus e que a Sabedoria é Deus, o problema com isso é que a sabedoria tem um começo, o que implica que Deus teve um começo, o mesmo vale para as palavras Sábio e conhecimento. Ninguém nasce sabendo, um exemplo simples é JESUS, ele não nasceu sabendo ele aprendeu com o tempo. Quando dizem que deus é extremamente inteligente, eles também se rementem a um conhecimento posterior o que implica que Deus teve um inicio, que é justamente o oposto do que os religiosos Pregam, já que eles dizem que Deus não teve um começo, bem, palavras como sabedoria, Inteligência, conhecimento e ser sábio, apontam em outra direção. Essa é a primeira observação do paragrafo 1.

        O Segundo era se encontra na frese 'todo bondoso', Essa parte é fácil de Derrubar já que o Deus bíblico tem mais de 25 milhões de mortes em seu caixa em cerca de 140 evidências bíblicas, portanto temos concluir:

        O texto do autor acima e a bíblia são incompatíveis.

        A bíblia prova que não existe essa de um ser totalmente bondoso, que isso fique bem claro, continuando.

      O autor diz, baseado é claro em uma visão do Cristianismo que:

                                'pois que aquilo que é infinitamente sábio, justo e bom,'

      Essa é uma visão centralizada de Deus e não do ser metafísico. ok! Após essa parte ele chega a conclusão de que Deus não pode existir caso o mal existe, pois tudo que é mal é injusto, não sábio e negativo. Basicamente é tudo que o ser humano não 'gosta', ou seja, uma visão centrada no que é positivo, que é justamente o que o lado emocional proporciona ao individuo. O lado emocional busca e visa tudo que é bom, tudo que traz felicidade e prazer, essa é a moralidade do lado emocional, que entre o certo ou errado prefere aquilo que lhe faz feliz. Por isso que milhares de pessoas vivem no erro e se sentem bem e felizes, ok.

      Vamos para a Premissa 2:

       Nesta premissa, é onde tudo acontece, pois nesta premissa, é evidenciado que Deus criou o mal, criou um ser inferior a ele, já sabendo do que iria acontecer. O mal não existiria sem Deus e sem Deus nada do que se fez veio a existir, lembrando que a bíblia ainda alega que, tudo que existe é para a honra e glória de deus, portanto o mal também é para a honra e glória de deus, criado pela mal de deus. Essa é a parte que aqueles que utilizam a bíblia para defender Deus, não gostam de ver! Pois a própria bíblia, prova que um deus totalmente bondoso não existe e ainda afirma que tudo que ele fez é para honra e glória de deus. Incrível não é? Aqui não tem muito mais o que dizer.

      Na terceira Premissa é alegado que o mal existe e tem uma causa. Mas que causa seria essa?

      O autor fala de dois males, mas se esquece de um terceiro, que se encaixa com o segundo, que diz que o homem não pode dizer algo é mal somente por que o mal é decorrido da natureza, como furacões, terremotos e etc. Mas a terceira opção que surge é que Deus tem o poder para fazer o mal, portanto não é algo natural. Não sendo natural ou seja, sendo sobrenatural, o homem não tem poder sobre isso, em outras palavras, deus poderia fazer o mal contra o homem, sem qualquer problema. E para isso temos evidências bíblicas, são cerca de 140 evidências bíblicas com mais de 25 Milhões de mortes diretas por causa de deus. Talvez não acredite nisso, mas olhe o artigo sobre o  Caráter divino, e depois conversamos!

      Essa opção que é tão importante ser levada em consideração é onde os religiosos, IGNORAM. a visão deles é uma visão centrada somente naquilo que eles querem ver, como algo totalmente bondoso, mesmo que faça a maldade e assim por diante.

      Para deixar a situação mais intrigante, baseado nas duas opções, sem contar a terceira, ele diz algo que se torna irrelevante ao levar em consideração a opção de que Deus faz a maldade, ele diz assim:

          ' O homem, cujas faculdades são limitadas, não pode penetrar nem abarcar o conjunto das finalidades do Criador; julga as coisas do ponto de vista de sua personalidade, dos interesses de grupos e das convenções que para si criaram, as quais não existem na ordem da Natureza; é por isso que ele freqüentemente encontra coisas más e injustas, as quais consideraria justas e admiráveis, se percebesse suas causas, sua finalidade e o resultado final. Procurando a razão de ser e a utilidade de cada coisa, reconhecerá que tudo traz o sinal da sabedoria infinita e ele se inclinará diante de tal sabedoria, mesmo em relação às coisas que não compreende.'

        Podemos observar, e na verdade não é tão difícil assim, que o que ele nos oferece é que nós julgamos as coisas através de nosso interesse, de nosso ponto de vista, por esse motivo ele diz que assim o homem encontra coisa más e injustas. Agora levando em consideração, a terceira opção, onde é demonstrado Deus praticando e fazendo a maldade com o homem, pra onde esse tipo de pensamento do autor vai parar? PERDE TODO O SENTIDO!

      O Autor Diz mais, ao dizer que 'seriam cosias admiráveis se o homem pudesse ver a finalidade e o resultado final', levando em consideração a Terceira opção, olhe para o dilúvio por exemplo, onde deus mata impiedosamente milhares de crianças, idosos e recém nascidos, consegue ver alguma finalidade pra isso? Você até pode chorar e dizer, que deus teve motivos pra fazer isso, independente do motivo, deus fez o que é considerado mal, porque ele quiz fazer, e olha que ele tinha opções e escolher a destruição do mundo. Levando em consideração a terceira opção, as mortes diretas que aconteceram por causa de deus, o autor não cita, mas ao invés disso aponta o dedo para o homem e da uma desculpa:

'É você que não entende a finalidade disso ou daquilo, portanto o problema é você e não deus'.

     É isso que a religião faz a milhares de anos, oferece desculpas e não resposta adequadas e validas. 

     O restante da argumentação é totalmente falha, já que a premissa número 1 se baseia em um deus totalmente bondoso, como já provei que ele não o é, portanto a primeira premissa é invalidada, e o restando que são as outras 9 premissas, caem como efeito de dominó.

    Caso queira saber mais:

> Todos os argumentos e artigos sobre religião em um só Lugar Clique Aqui

> O caráter de Deus e as mortes feitas por Deus Clique Aqui
> O lado emocional: Porque tantas pessoas encontram deuses diferentes? Clique Aqui
> O problema do Mal está resolvido, Deus pratica maldade Clique Aqui
> A fé Como Explica-la Clique Aqui

 Obrigado por ler, aguardamos críticas e sugestões

Atenciosamente Gabriel Melo




 






  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

2 comentários:

  1. No segundo caso, sendo esta entidade inferior a Deus, sendo subordinada, não podendo ter existido por toda a eternidade, sem ser seu igual, teria tido um começo.OU se ele foi criado, não o pode ter sido, senão por Deus que teria assim criado o Espírito do mal, o que seria a negação da infinita bondade.

    Se Sátanas existe,ele é um deus junto com Deus, o que é uma falácia por que só existe um deus verdadeiro. E ele não pode ter sido criado por Deus por que Deus não pode ter criado o mal.
    Tem algum outro lugar que fala de Sátanas além da Biblia?Não há como comprovar sua existência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da mesma forma que o diabo não existe além da bíblia, Deus fora da bíblia não é totalmente bondoso ou possuí infinita bondade. Resumindo, nem mesmo na bíblia existe um Deus totalmente bondoso.

      Faço a mesma pergunta: Tem algum outro lugar que fala que deus é totalmente bondoso além da bíblia? Não há como comprovar sua total bondade.

      Excluir

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Crítica a Literatura Espírita em relação A deus e sua moralidade Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli