Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sábado, 4 de janeiro de 2014

Conservadorismo X Realismo: Crítica e análise a Olavo de Carvalho sobre o conservadorismo

Conservadorismo X Realismo

> Voltar ao Menu Principal? Clique Aqui

A verdade é que um conservador jamais será um realista, mas um realista pode se utilizar dos valores eficientes e positivos do conservadorismo, para criar uma nova maneira de pensar e agir – Gabriel Melo.

> Caso queira saber o que é o conservadorismo ou o que é ser conservador Clique Aqui.
> Caso queira saber o que é o realismo ou o que é ser um realista Clique Aqui

O objetivo deste artigo tem como interesse demonstrar e evidenciar que um Conservador Jamais poderá ser um realista, mas um realista pode se utilizar dos valores do conservadorismo.

O conservadorismo se preocupa em conservar, como diria Olavo de Carvalho em entrevista (Clique aqui para ver a entrevista inteira) sobre o conservadorismo:

Goethe dizia que aquele que sabe guardar, proteger e conservar terá sempre, no fim, a melhor parte. Veja um exemplo: quando você aprende uma língua, o que é mais importante, adquirir novas palavras ou conservar as velhas na memória? As novas só fazem sentido em função das velhas, mas estas são úteis em si mesmas, ainda que você não lhes acrescente mais nenhuma. Todo desenvolvimento deve buscar em primeiro lugar a conservação dos bens adquiridos, e só em segundo lugar a conquista de novos bens. 

Para aumentar o patrimônio é preciso antes possuí-lo e conservá-lo. Antes de poder começar a desenvolver-se por sua própria iniciativa, uma criança tem de ser cuidada, protegida, conservada por vários anos. Assim também a sociedade. A riqueza e a cultura perdem-se com uma facilidade impressionante, e as perdas maiores ocorrem sobretudo quando das mutações revolucionárias.  ‘

Esse ponto tem que ser analisado com um olhar realista  e aprofundado sobre a questão. De fato é deverás importante ter uma base, mas a base conservadora é a melhor para isso? A verdade é que a resposta vai depender exclusivamente do valor dado para uma determinada ação, para ser compreendido seu contexto.

Por exemplo, observemos uma pessoa que diz que defende a família. Primeiramente o que temos que observar é que ela não defende a família, pois família indicaria os diferentes tipos de famílias como mãe solteira, casais homossexuais e também heterossexuais. Segundo é que eles defendem a família tradicional. Já que como Olavo de Carvalho mesmo diz sobre os conservadores ‘eles conservam’ em outras palavras mantém costumes.


Eles confundem ser realista com ser conservador. Ser realista é inevitavelmente não er conservador. A base não justifica o valor.

Aqui entramos em uma ponto crucial, qual a diferença entre costumes e valores dos costumes?

> O que significa costumes? (http://www.dicio.com.br/costume/)
> O que são valores dos costumes? Neste caso, permita-me explicar o que um realista defende em relação ao conservadorismo. Vamos continuar a utilizar o exemplo mencionado acima sobre as famílias.

O costume de manter uma família tradicional é irregular em relação ao evoluir da humanidade, que com o passar do tempo com frequência necessitou e necessita de mudanças. O conservadorismo raramente se posicionou em uma posição onde as mudanças fossem bem vindas, e em relação as mudanças, o conservadorismo sempre foi um pé no saco. Exemplos como, A escravidão, o direito de votar para as mulheres e negros, a maneira como tratavam e tratam os homossexuais (porque a bíblia assim me diz), a maneira como utilizam a religião. Quando o conservadorismo é mal utilizado, diversos tipos de conservadores surgem, por exemplo utilizando a religião, aparecem os fundamentalistas religiosos que no fundo são conservadores mas que seguem uma linha mais agressiva, da mesma forma que existem os conservadores tradicionais com uma linha mais passiva, apenas mantendo aquilo que eles acreditam ser os ‘bons costumes' se posicionando contra aquilo que eles consideram 'mal costumes'. Como por exemplo, a liberdade em relação aos homossexuais poderem casar e tal, conheci diversos religiosos dizendo que seria o fim do mundo e uma coisa eu sei, liberalistas ou realistas eles não eram!

O problema é que o que importa não são os costumes mas sim os valores por trás desses costumes. Por exemplo, mesmo que tu defenda a família tradicional, estará defendendo qualquer tipo de família tradicional, incluindo aquela família que é mal estruturada, com pais violentos e agressivos, ou famílias que estão envolvidas com tráfico, com drogas, com armas e também está defendendo aquele tipo de família que são péssimos pais e mães. É isso que um conservador quer mantes quando ele diz 'defendo a família tradicional'. Eles não se preocupam com os equívocos vindouros de sua posição, apenas a aceitam. Esse é o principal problema quando alguém defende a família tradicional como a ideal. A realidade é outra, e não é como os 'conservadores' dizem ou acham ser. 

Um realista avalia o valor por trás do costume, e não o costume em si. O valor familiar é de deverás importante e existe um padrão adequado para o crescer adequado de uma família como um todo,independente da quantidade de membros dentro desta família. Como ser um bom pai, mãe ou como criar bem os filhos? Esse tipo de pergunta tem um valor muito maior do que defender algo irrelevante, como defender a família. Ninguém poderia ter uma família se os valores para se criar uma família não for conhecido pelos indivíduos dentro da família. Isso implica que uma mãe solteira ou pai solteiro, poderia criar muito bem seus filhos se seguissem uma linha realista ao invés de conservadora, da mesma forma é válido para famílias tradicionais, onde que se seguir uma base realista tenderá a colher melhores resultados do que uma família criada no conservadorismo.

Perceba que o realismo não nega uma base que foi conservada, o realista melhora essa base, baseado no que acontece no mundo real e atual, não se baseando apenas no passado, mas fazendo uma junção do passado, presente e do que pode vir no futuro. Um realista traz soluções mais eficientes do que manter uma base conservadora das antigas. O realismo vê o problema como um todo, o conservador apenas nas partes em que os costumes sejam mantidos do jeito que eles querem.

O realismo é a evolução do conservadorismo. Não confunda realismo com liberalismo, em breve farei um artigo comparando o Liberalismo x realismo.

O valor de um costume, tem maior valor do que o costume em si. De que adianta poupar milhares de Reais sendo que não foi ensinado para o cidadão o valor de cuidar bem do dinheiro? Somente guardar o dinheiro não fará diferença se a pessoa em si não possuir o valor adequado para lidar com seu dinheiro. O valor dado a guardar o dinheiro se torna mais importante que guardar o dinheiro, pois não importa a quantidade de dinheiro que tenha, sempre dará valor a ele para o conservar de forma adequada a triplica-lo. Primeiramente para conservar de forma eficiente é necessário dar o valor adequado para que a pessoa possa guardar o dinheiro.

Se não ensinar uma criança a viver com as diferenças, ela irá crescer e como um gato e cachorro, sempre estará em guerra, mas quando um gato e cachorro são criados como iguais, é ali que se encontra a igualdade. - Gabriel Melo.

E isso vale também para a família. Se você apenas mantém o costume de manter a família tradicional, irá perder o valor de como criar uma família de forma adequada, já que manter um costume é diferente de manter o melhor valor para este costume. Por isso que milhares de familiares tradicionais tem diversos problemas e isso gera tantos divórcios, principalmente aqui no Brasil. O conservadorismo é a base da geração atual e se ela é falha é porque o CONSERVADORISMO FALHOU.

Através de utilizar os bons valores ao invés do costume, qualquer tipo de família pode sobreviver muito bem e ter um futuro promissor, qualquer tipo de família no realismo tende a ser superior a famílias baseadas no conservadorismo. Isso é um fato. O realismo é superior ao conservadorismo.

A verdade é que a sociedade mudou, o conservadorismo não acompanhou essa mudança.

Daniel Guleman diz ‘Criamos uma geração sem foco’. A pregunta é quem criou essa geração? A resposta é logicamente simples, o CONSERVADORISMO e suas posições inadequadas. O mesmo apoiado por Olavo de Carvalho. O conservadorismo como todo não é ruim, mas somente é bom, as partes em que o valor é superior ao costume, neste caso o conservadorismo é bom, mas quando é apoiado apenas o costume, o valor se perde, por isso o conservadorismo criou o que eles consideram 'feminzes', promiscuidade e assim por diante. Se o valor dado ao costume for maior do que o bom valor do costume, o conservadorismo se perde e cria os piores tipos de sociedades. sociedades como na suécia são superiores as nossas, já que eles possuem a tendência a serem realistas e não conservadores. Por isso cresceram tão rápido e conseguiram esse lugar entre as primeiras do mundo se não a primeira d mundo.

A necessidade mudou e o conservadorismo tenta resolver essa necessidade da mesma maneira como utilizaram no passado, e os ‘meninos’ que são os ‘DOGs’ de Olavo de Carvalho, seguem a mesma direção com o que eles intitulam de ‘REAL’. A pior parte é que eles se consideram REALISTAS quando não passam de Conservadores. Fazem parte da falsa sensação da real e não da real.

O conservadorismo não é a melhor opção, o Realismo é. - Gabriel Melo

 A sociedade atual reflete o que o conservadorismo fez no passado. Porque existem os movimentos das feministas radicais? Por causa do mal uso do conservadorismo. O conservadorismo afetou a sociedade de forma positiva e negativa, e voltar a utilizar o que já foi tentando não trará mudanças significativas, apenas nos fará voltarmos para uma sociedade como antigamente sem se basear na realidade do mundo no momento e no futuro. E isso é uma ideologia fraca e com pouco fundamento para a sociedade atual.

Olavo de Caralho na entrevista diz assim:

 ‘O perdão, a tolerância, a paciência, a sabedoria e, sobretudo, o respeito pela fragilidade humana, tais são as virtudes em que se baseia o conservadorismo.’

Será que Olavo de Carvalho somente está olhando o que o conservadorismo tem de bom¿ O conservadorismo não possuí um lado negro?

Algo que pertence ao ser humano como 'paciência, sabedoria, respeito pela fragilidade humana, NÃO SÃO VIRTUDES DO CONSERVADORISMO, são virtudes dos ser humano e não de uma posição como Olavo de Carvalho defende. 

O conservadorismo é uma utopia. Vendida por todo lado como uma vantagem, mas para quem? Não é apenas para pessoas ou classes com interesses patrimoniais ou de poder, secular ou temporal. É fundamentalmente para quem está em zonas de conforto com seu pensamento.

O privilégio maior em risco é a perda da sensação de estar com a razão. (LEMBRA DE ALGUMA COISA EM RELAÇÃO A REAL? ELES SEMPRE TEM RAZÃO NÃO É? A OPOSIÇÃO NUNCA É BEM VINDA) De um dia perceber-se como tendo defendido ideias erradas. Isso incomoda e pode ser por isso que o conservadorismo é tão popular. Frequentemente, pela duração de suas vidas, as pessoas não abrem mão do que aprenderam, nem avaliam o que pode ter sido errado. Por isso as principais mudanças se dão entre gerações.

Não é possível conservar sociedades como se fossem museus vivos de ideias e comportamentos. O máximo que é possível é criar uma série de normas e conformismos e tentar convencer as pessoas de que estes são válidos, mas mais cedo ou mais tarde a informação sobre alternativas melhores sempre aparece e se dissemina também. (COMO AS QUE EU GABRIEL MELO OFEREÇO EM MEU BLOG: http://bloggabrielmelo.blogspot.com.br/2014/01/melhor-artigo-online-para-o.html)

As estratégias de comunicação usadas para esse convencimento são, geralmente, das menos meritórias: uso da mitologia como embasamento moral, criação de medos, articulação de sofismas ou falácias, agressividade (repressão ao contraditório evolutivo.) ALGUMA COMPARAÇÃO COM A REAL?

Sociedades evoluem. Sempre e sempre. Com isso mudam constantemente. Há retrocessos mas, felizmente, a maior parte das mudanças é para o melhor. Isto porque somos humanos, capazes de raciocinar, de fazer escolhas e de armazenar conhecimento. Nesse caminho para evoluir há sempre um objetivo em mente: buscar a verdade para obter o melhor.

É claro que falar em “melhor” traz valorações subjetivas. Vamos pensar que “o melhor” pode ser o mais confortável, o mais justo, o mais belo, o mais sensato. Isso muda de pessoa para pessoa e, mesmo que combinemos que conservar os valores sociais não é sempre tão bom, fica sempre a dúvida sobre o caminho a tomar. É por isso que pessoas debatem.


A intenção, ao falar de algo que vale preservar (e mesmo sobre isso haveria controvérsias, pois todas as alternativas sobre desenvolvimento humano e urbano não foram exploradas) é criar uma predisposição favorável ao “conservar”. Para que as pessoas deixem de ser críticas em relação ao que deve e o que não deve ser conservado.

Na prática, conservadores atuam no mais das vezes para tentar evitar quaisquer mudanças, inclusive as necessárias ou demandadas pela sociedade.

Quando um conservador diz que aceita mudanças, na verdade não é resultado de uma decisão racional, foi uma capitulação. E usa isso como álibi para resistir a quase tudo o mais.

Conservar” significa “salvar”... (Considere) a maldição do cupido: “Aqueles que mudam o amor antigo pelo novo, oram aos deuses para mudá-lo para pior.” Um conservador não é, por definição, um egoísta ou uma pessoa estúpida; em vez disso, ele é uma pessoa que acredita que há alguma coisa em nossa vida que vale a pena salvar.

Há muitas coisas nas nossas vidas que vale a pena salvar/conservar. Principalmente a capacidade de ser crítico, de fazer escolhas e até, intencionalmente (método científico), descobrir coisas e fazer experimentações. Novamente é uma tentativa de sublimar (ou disfarçar) a intenção de conservar irrefletidamente (o que é estúpido) ou se arrogar as melhores decisões (o que é egoísmo além de vaidade.)

Conservadorismo, na verdade, é uma palavra com um significado antigo e honrado – mas, um significado quase esquecido pelos americanos até anos recentes. Abraham Lincoln queria ser conhecido como um conservador. “O que é o conservadorismo?”, disse ele. “Não é a preferência pelo antigo e experimentado, acima do novo e do não testado?” É isso; e é também um corpo de convicções éticas e sociais. Porém, a palavra “liberalismo” tem sido preferida entre nós por duas ou três décadas. Mesmo hoje em dia, embora haja um bom número de conservadores nas políticas nacional e estadual, em nenhum grande partido muitos líderes políticos descrevem a si mesmos como “conservadores”. Paradoxalmente, o povo dos Estados Unidos se tornou a principal nação conservadora do mundo exatamente quando deixou de chamar a si mesmo de conservador em seu próprio país.

Eu, Gabriel Melo, não vejo o Liberalismo como uma saída, muito pelo contrário o vejo como um problema assim como vejo o conservadorismo.

As únicas mudanças realmente efetivas, será feita pelos realistas e não por aqueles que se consideram pertencentes a Real ou ao realismo.

O mundo precisa de mudanças, pois o mundo está mudando, e é óbvio que conservar não indica salvar, indica impedir que mudanças efetivas aconteçam.

Muitas comunidades Subverteram o valor do realismo como as páginas ‘METENDO A REAL’, ‘HOMENS DE VERDADE’, ‘O SEMEADOR DA REAL’, ‘BUFFALO’, ‘MACHISMO ESCLARECIDO’, todos eles possuem tendências conservadores e em muitos casos, são CONSERVADORES. Isso não implica de forma alguma que é algo ruim, implica que, eles possuem Leaks, equívocos em relação ao valor, por isso preferem os costumes, e é justamente aí que e eles erram.

Minha filosofia é superior e possuí evidências que podem melhorar a real de forma inquestionável. Estou sempre disposto a receber críticas, opiniões diferentes e a melhor parte NÃO EXCLUO NINGUÉM POR PENSAR DIFERNETE OU POR ME CRITICAR, como os senhores das páginas mencionadas acima fazem com pessoas que se posicionam e criticam textos ou até mesmo argumentos.

Para evidenciar que eles fazem parte da falsa sensação da real, de uma olhada neste Link e descubra por si mesmo: Clique Aqui

O realismo é o evoluir do conservadorismo e liberalismo e é a MELHOR SOLUÇÃO PARA O MUNDO E SUA REALIDADE.



Agora irei deixar diversos textos e links sobre o que esses senhores alegam e a fraqueza desses senhores considerados da real, eles distorceram o significado da real e nem percebem. Vamos a diversos erros e equívocos, e vc decide por si mesmo, o que eles dizem e o que eles fazem não pertence a verdadeira Real, bando de hipócritas!!

> A falsa sensação da real Clique Aqui


















Obrigado por Ler

Atenciosamente Gabriel Melo



  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Conservadorismo X Realismo: Crítica e análise a Olavo de Carvalho sobre o conservadorismo Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli